Arquidiocese de Manaus

Missa com bênção dos santos óleos e renovação das promessas sacerdotais marca início do Tríduo Pascal

Foi realizada na manhã da Quinta-Feira Santa (14/4), na Catedral Metropolitana de Manaus, a  cerimônia litúrgica em que foram abençoados os Óleos dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma, usados ao longo de todo o ano pelos padres ao ministrarem os sacramentos nas diveras comunidades da Arquidiocese de Manaus. Esta celebração também tem grande importância porque o clero se reúne diante de seu pastor para renovar o compromisso presbiteral, as promessas feitas durante a ordenação.  Após dois anos essa missa voltou a ter a presença de público que ocupou toda a Catedral.

A missa foi presidida pelo Arcebispo de Manaus,  Dom Leonardo Steiner, sendo concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Tadeu Canavarros e Dom José Albuquerque, e o bispo emérito Dom Mário Pasqualotto, e pelos mais de 100 padres presentes, que durante a santa missa reafirmaram, diante de Deus, do Arcebispo e de todo o povo presente, seus votos sacerdotais, o compromisso de servir a Jesus Cristo, que foi assumido no dia da ordenação presbiteral.

A missa iniciou com a procissão de entrada de todos os diáconos presentes, seguidos pelos presbíteros e os bispos auxiliares de Manaus, e por fim Dom  Leonardo Steiner que tomou seu lugar no altar. Durante a homilia, Dom Leonardo destacou a  importância do sacerdote, de seu ministério que reflete o cuidado com o povo de Deus e a destacou a importância de ministrar os sacramentos e ungir o povo de Deus com os óleos santos abençoados a cada quinta-feira santa.

Em seguida, os padres presentes fizeram a renovação das promessas sacerdotais diante do arcebispo que além de perguntar a todos possuem o desejo de confirmar os compromissos assumidos com alegria no dia da ordenação, permanecendo ministrando os sacramentos e seguindo a Cristo, Cabeça de nossa Igreja. Também pediu aos demais presentes que rezem pelos presbiteros para que Deus derrame seus dons sobre eles a fim de que continuem ministrando a palavra e os sacramentos que são fonte de salvação. E por fim, pediu oração pelo arcebispo para continuar seu pestoreio conforme a missão apostólica confiada a ele por Deus.

Em seguida houve a procissão dos óleos, trazidos por religiosos, leigos e clero ao altar para serem ungidos. Após ungidos seguiram para a área do museu da catedral, onde uma equipe da Cúria distribuia em recipientes menores que ao final da celebração foram distribuídos aos padres que irão ministrar os sacramentos com os mesmos.

Aos que não puderam acompanhar, um vídeo da transmissão da missa está disponível no link https://www.facebook.com/arquidiocesedemanaus/videos/352509413562220

Confira as fotos que registraram este importante momento.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *