Arquidiocese de Manaus

Quinta- Feira Santa é marcada pela Missa do Crisma e Missa da Ceia do Senhor

A Semana Santa é vivida intensamente nas paróquias e comunidades ao redor do mundo. Nesta Quinta-Feira Santa a igreja celebra a Missa do Crisma e a Missa da Ceia do Senhor que marca o início do Tríduo Pascal. Toda programação de Semana Santa será transmitida pelas redes sociais e Rádio Rio Mar 103,5 FM.

De acordo com o Padre Amarildo Luciano, a Semana Santa não é um feriadão como algumas pessoas conhecem, mas são dias santos em que o cristão deve viver e celebrar bem.

Nesta manhã, às 9h acontece a benção dos Santos Óleos. São eles: Catecúmenos para o batismo, o do Enfermo para os doentes, e o do Crisma, utilizado para celebração do Crisma e nas ordenações de sacerdotes e novos bispos. Após a celebração, os óleos são levados pelos padres para suas respectivas paróquias e áreas missionárias. Por isso que esta missa conta com a presença do clero.

Ainda quinta-feira santa, ocorre a Missa da Ceia do Senhor com o Ato do Lava Pés, fazendo memória de Jesus lavando os pés dos discípulos e a última ceia. Em seguida da missa, a Igreja se reúne em vigília ao Santíssimo Sacramento, Jesus na Sagrada Eucaristia fica exposto para adoração. Esta celebração ocorre às 19h de hoje.

Imagens cobertas

Você já deve ter observado que neste tempo as imagens são cobertas na igreja, não é mesmo?

O Missal Romano instrui que as imagens sejam cobertas a partir do quinto domingo da quaresma. Este é um costume muito antigo da igreja e ajudam a manter o espaço mais sóbrio, destaca Irmã Cidinha Batista, das Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre.

A cruz por exemplo, é descoberta na Sexta-Feira Santa, dia em que Jesus é crucificado e as imagens são descobertas no dia da Vigília Pascal, também conhecido como Sábado Santo ou Sábado de Aleluia. Neste dia a igreja louva e glorifica a Ressurreição de Jesus Cristo.

Arquidiocese divulga as orientações pastorais para a Semana Santa 2022

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Moura – Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *