A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB emitiu uma carta em defesa dos Povos Indígenas. O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, e Primeiro Vice da Conferência Eclesial da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, afirma que a luta dos povos originários, é dever de todo cidadão.
O documento aponta os problemas que os indígenas enfrentam com a apropriação de suas terras pelas mineradoras e empresas do agronegócio. Um dos trechos da carta, destaca uma das prioridades do Governo Federal com o Projeto de lei 490/2007 e 191/2020, por meio da Portaria n° 667, de 9 de fevereiro de 2022, que visa permitir a mineração de territórios indígenas.
A igreja manifesta preocupação com essas iniciativas econômicas e exige dos parlamentares um debate aberto e profundo sobre o tema. Dom Leonardo afirma que temos uma dívida com os povos indígenas e nos questiona, onde estão os Manaós?
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar