Arquidiocese de Manaus

Dom Leonardo afirma que a luta dos povos indígenas também é compromisso da sociedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB emitiu uma carta em defesa dos Povos Indígenas. O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, e Primeiro Vice da Conferência Eclesial da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, afirma que a luta dos povos originários, é dever de todo cidadão.

O documento aponta os problemas que os indígenas enfrentam com a apropriação de suas terras pelas mineradoras e empresas do agronegócio. Um dos trechos da carta, destaca uma das prioridades do Governo Federal com o Projeto de lei 490/2007 e 191/2020, por meio da Portaria n° 667, de 9 de fevereiro de 2022, que visa permitir a mineração de territórios indígenas.

A igreja manifesta preocupação com essas iniciativas econômicas e exige dos parlamentares um debate aberto e profundo sobre o tema. Dom Leonardo afirma que temos uma dívida com os povos indígenas e nos questiona, onde estão os Manaós?

A carta: Povos indígenas na Casa Comum: Um direito inviolável, está disponível na íntegra no site da Arquidiocese de Manaus e Rádio Rio Mar FM.

 

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *