“Espiritualidade quaresmal dentro do espírito do Vaticano II e da sinodalidade” foi o tema central do Retiro do Clero Arquidiocesano ocorrido entre os dias 14 e 17 de março, na Maromba. Assessorado por Dom Eugênio Lambert Adrian Rixen, bispo emérito da Diocese de Goiás, o retiro foi organizado pela Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Manaus.
Cerca de 70 padres estiveram presentes neste retiro que, segundo Dom Leonardo, é um momento necessário para revigorar a missão presbiteral e o serviço ao povo de Deus. “O retiro é sempre um momento muito importante na vida de um padre, na vida de um bispo. E o retiro de uma diocese ou de uma arquidiocese reúne os padres, reúne o presbitério, é sempre um momento importante para retomar em profundidade a própria vida ministerial e a própria vida presbiteral, mas também a vida da igreja.
“O nosso retiro, que está sendo acompanhado por Dom Eugênio Rixen está, sempre de novo, voltada para a palavra de Deus. Ele tem nos indicando pistas de como fazer para retomar uma vida presbiteral com alegria, com entusiasmo, profundidade, uma vida de serviço aos outros, pois o padre é aquele que está a serviço, especialmente dos pobres. Recordamos também muito a misericórdia de Deus, sermos pessoas misericordiosas porque experimentamos a misericórdia”, explica Dom Leonardo.
