Papa Francisco completa nove anos do seu pontificado neste domingo

Em 13 de Março de 2013 foi eleito como Papa da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio, 77 anos, natural da Argentina e Sacerdote religioso da Companhia de Jesus – Jesuítas, primeiro latino-americano a assumir o papado. O pontífice escolheu ser chamado de Francisco, uma referência a São Francisco de Assis, santo dedicado aos pobres.

A escolha se deu no conclave, que é uma reunião restrita com a presença de cardeais para a escolha de um novo Papa. Esse evento só acontece após a renúncia ou morte de um papa, dura em torno de dois ou cinco dias e não é permitida a participação da imprensa. Somente cardeais podem ser eleitos Papas.

No Brasil temos sete cardeais, sendo quatro eleitores em caso de conclave: Não eleitores: Geraldo Majella Agnelo, Cláudio Hummes e Raymundo Damasceno Assis. E quatro eleitores: João Braz de Aviz, Odilo Pedro Scherer, Orani João Tempesta e Sérgio da Rocha.  A partir dos 80 anos de idade, os cardeais são considerados não eleitores, ou seja, não podem votar e serem votados.

O público que espera em frente a Basílica São Pedro, também como toda a mídia, sabe da escolha através de uma fumaça, a fumaça preta anuncia que ainda não houve uma escolha naquele dia, e a fumaça branca é o anúncio de um novo Papa para a Igreja Católica.

Papa Francisco completa nove anos de um pontificado á serviço do povo, já escreveu três encíclicas e cinco exortações apostólicas, a mais recente é a Exortação Apostólica Pós – Sinodal Querida Amazônia, esteve em muitos países por meio de suas viagens apostólicas, participou de duas Jornadas Mundiais da Juventude, entre outras muitas atividades.

Ouça a matéria completa:

É considerado um Papa à frente do seu tempo, trazendo temas atuais e polêmicos que mexem com a sociedade. É um homem simples e que não gosta de regalias, desde sua vestimenta sem muitos adereços, dispensou o anel de ouro e usa um de prata,  no dedo anular na mão direita, símbolo de liderança na Igreja Católica.

O agente de pastoral na Paróquia de Santo Antônio, Anderson Lira,  relembra a Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Rio de Janeiro, onde esteve com mais jovens do Grupo Filhos da Amazônia, momento de emoção e de novidade, o novo Papa estava pela primeira vez no Brasil.

O doutorando em Matemática na Universidade de São Paulo – USP, Luís Lopes, participou de duas edições da JMJ e conta que a santidade remete uma pessoa próxima de todos.

Um Papa que enfrenta desafios, pediu que todos os crentes e não crentes se unissem em oração pela Ucrânia. Confirmados os ataques e a guerra entre Rússia e Ucrânia, vítimas e emigração, Francisco diz que a ação é uma loucura, e foi até a embaixada Russa, pediu fim do conflito. Segundo o Vaticano, uma atitude jamais havia acontecido.

Papa Francisco, que seu pontificado para o povo e reino de Deus seja luz e sal do mundo.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Imagem: Catholic News Service