Arquidiocese de Manaus

Religiosos e Religiosas recém chegados em Manaus são acolhidos em encontro

Cerca de 70 religiosos e religiosas que chegara à Arquidiocese de Manaus, no início de 2022, participaram de um encontro de acolhida, realizado no dia 5 de março, no Colégio Preciosíssimo Sangue, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Regional Amazonas e Roraima. São missionários que vieram de diversos lugares do mundo e se colocaram a serviço da Evangelização em terras amazônicas.

A Amazônia tem sido uma terra de missão que acolhe estes missionários que chegam com ardor para o serviço, para a pregação. Em nossa região há muitos lugares onde a vida religiosa feminina é a única presença da igreja e assumem diferentes ministérios nas comunidades.  O consagrado e a consagrada são aqueles que abrem mão de suas vidas para que outros tenham vida, doam-se para que outros conheçam a Deus e seu amor infinito por cada um, sendo vida para todo aquele que precisa da presença da igreja, em especial aqueles que estão em locais distantes, de difícil acesso, mas que tem uma chama de Deus que os ajuda a serem perseverantes na fé.

“Quando a gente vislumbra esse rosto e essa presença religiosa, não tem como a gente não reconhecer um Deus que se faz presente, um Deus que se manifesta, um Deus que chega até seu povo através dessas pessoas. Penso que é muito importante a gente fazer esse reconhecimento dessa presença mais efetiva e afetiva da vida religiosa consagrada, onde tem um religioso, uma religiosa, um homem ou uma mulher que abre mão, muitas vezes, da sua vida para que outros tenham vida. Nesse lugar onde eu resido, que é a Amazônia, falar da vida religiosa é falar de um Deus que não desiste da vida, de um Deus que não desiste do seu povo. Então, nossa sincera gratidão a cada religioso, cada religiosa que está sendo luz, sendo ponte, sendo elo, sendo vida, sendo cuidado, sendo medicina de tantas formas, ajudando nesse resgate, nesse ressignificar da própria vida e de tantas vidas”, destacou a coordenadora da CRB Amazonas e Roraima, Irmã Maria Couto.

O Papa Francisco, na mensagem para o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada, confirmou a bela missão dos que entregam a vida pelo Evangelho e saem pelo mundo para levar a presença de Deus aos que não conhecem ou ser presença da igreja em regiões distantes, de difícil acesso, que raramente recebem um representante da igreja.

“A vida consagrada é esta visão. É ver aquilo que conta na vida. É acolher de braços abertos o dom do Senhor, como fez Simeão. Isto é o que veem os olhos dos consagrados: a graça de Deus derramada nas suas mãos. A pessoa consagrada é alguém que, ao olhar-se cada dia, diz: ‘Tudo é dom, tudo é graça’. Queridos irmãos e irmãs, não é mérito nosso a vida religiosa, é um dom de amor que recebemos”, afirmou Papa Francisco (Mensagem para o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada – 2022)

Fotos: CRB Amazonas e Roraima



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *