Arquidiocese de Manaus

Dom Leonardo Steiner participa do curso Realidade Amazônica do Itepes

Durante todo o dia 21 de fevereiro, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, esteve presente no curso Realidade Amazônica 2022, no Centro de Treinamento Maromba. O Arcebispo ministrou a temática “Novas Diretrizes da Assembleia do Regional Norte I – 2021” para os inscritos no curso.

O curso, que teve início no dia 10 de fevereiro, é realizado pelo Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a Comissão Episcopal da Amazônia e em comunhão com a Rede Eclesial Panamazônica (REPAM).

Segundo Dom Leonardo, as diretrizes do Regional Norte I estão inspiradas nas diretrizes para a evangelização da CNBB e também na carta pós-sinodal do Papa Francisco: ‘Querida Amazônia’.

“Nesse sentido, nós apresentamos então aquilo que é um desejo nosso no Regional, de implementarmos e dinamizarmos através das prioridades que nós temos, que não são novas, são prioridades antigas. Por exemplo: uma Igreja Missionária, cada vez mais missionária; uma Igreja que celebra, que cuida do meio ambiente; que tem uma preocupação social. Uma Igreja que leva em consideração a cultura, mas especialmente nós sermos todos comunidades missionárias”.

Dom Leonardo ainda ressaltou a importância de levar ao conhecimento dos participantes essas diretrizes. “Como os missionários estão chegando na nossa região, era importante que eles tivessem ao menos uma percepção do desejo das nossas igrejas que estão no Regional Norte I”, completou o Arcebispo.

Ao todo, 40 inscritos participam desde o início do curso dos temas, aulas práticas e missões do curso Realidade Amazônica. Os missionários e as missionárias são da capital amazonense, do interior do Amazonas, de outros estados brasileiros, e de países como a Itália, Uruguai, Argentina, Congo, Quênia, México, Portugal, Índia.

O dia de curso encerrou com a Santa Missa, celebrada por Dom Leonardo, concelebrada pelo Padre Odair Doniseti Panhosi, da Arquidiocese de Palmas (TO).

Por Kamila Lira – Comunicação Itepes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *