Arquidiocese de Manaus

Campanha da Fraternidade: Educação de qualidade forma cidadãos críticos e humanos destaca professor

Anualmente a igreja católica por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, promove a Campanha da Fraternidade CF, com temas relevantes e que envolvem igreja e sociedade. Com o tema: Fraternidade e educação e Lema: “Fala com sabedoria e ensina com amor”, essa é a terceira vez que a CF trata sobre o tema educação.

A edição convida a uma reflexão profunda sobre os aspectos e realidade educativa no Brasil, suas qualidades e desafios para a formação do aluno. O acesso à educação no país é uma problemática histórica, se deu de forma desigual devido ao próprio modelo de colonização.

Segundo o professor e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Andrey Marcelo Santos, a desigualdade no acesso ao ensino se acentuou a partir do modelo socioeconômico vigente no Brasil, para o sistema não é interessante que todos tenham acesso à educação de qualidade.

O educador afirma que é preciso que os governos viabilizem políticas públicas que valorizem os professores, alunos e toda a comunidade escolar, que o processo de ensino-aprendizagem seja completo, integral, e de referência para a comunidade.

O texto – base da CF 2022 já está disponível nas principais livraria católicas do país.

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *