Arquidiocese de Manaus

Padre Edson Ausier é empossado pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Ferreira Pena, 1285, Centro de Manaus, recebeu e acolheu seu novo pároco, o padre Edson Ausier, que foi empossado durante a celebração eucarística realizada na noite deste domingo (6/2).

A liturgia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner. Além do padre Edson, também concelebraram o Monsenhor José Sabino, vigário da Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, e padre Zenildo Lima, reitor do Seminário Arquidiocesano São José, ambos auxiliados pelo diácono Arlindo Misturini.

Durante a celebração, foi lida a provisão, que empossava o padre Edson como novo pároco do Sagrado Coração de Jesus, e a ata de posse, assinada pelo presbítero logo em seguida. Após esse momento, Pe. Edson renovou as promessas batismais e sacerdotais e recebeu das mãos de Dom Leonardo a chave do sacrário da paróquia, o óleo batismal e a estola roxa.

Durante a homilia, Dom Leonardo agradeceu ao padre Marcos Aurélio, agora ex-pároco do Sagrado Coração, por sua passagem que durou um pouco mais de quatro anos e relembrou a festa do padroeiro no ano passado que ocorreu com as portas fechadas devido a pandemia do COVID-19. Dom Leonardo disse ainda que provisionar um padre para uma paróquia é assistir a comunidade e a mudança pode ajudar a amadurecer o sentido do que é ser Igreja e viver o Evangelho.

“É um momento importante da Arquidiocese. Dar a provisão para alguém em uma paróquia, significa assistir a comunidade, que a comunidade se sinta mais igreja, Igreja Católica. Significa uma mudança para o padre Edson e para as comunidades. As mudanças podem ajudar a amaturar, no sentido do que é ser Igreja e viver o Evangelho”, disse o arcebispo.

Comunitários da Paróquia São José – Belo Horizonte estiveram presente na celebração para se despedirem do amigo e agora ex-pároco. Os agentes das pastorais levaram cartazes agradecendo por seu legado em mais de 20 anos na paróquia. Jucineide Silva faz parte do grupo de oração Anima Dei, da Renovação Carismática. Ela comenta sobre o padre Edson na paróquia.

“É um verdadeiro pai espiritual. Quando ele chegou, acolheu nosso grupo de oração, que faz parte da Renovação Carismática, o grupo cresceu e sempre deu apoio a todas as pastorais. Ele é assim. Inclusive, ele foi quem deu o nome para o nosso grupo, Anima Dei, que quer dizer Alma de Deus”, comentou.

Andrea Barker, da Pastoral da Liturgia da Paróquia Sagrado Coração de Jesus relembrou a passagem do padre Marcos Aurélio, durante a pandemia e tem muita expectativa na caminhada com o novo pároco.

“É um novo tempo que nos estamos vivendo. Foi muito significando a passagem do padre Marcos Aurélio aqui num momento único da história com a pandemia. Foram dois anos em o padre Marcos e o clero guiados por Dom Leonardo tiveram que tomar decisões de cuidado e de zelo, que implicou no fechamento da igreja por algumas vezes, implicou em restrições, as pessoas não podiam vir e foi tudo virtual. Agora, a chegada de um pároco que vem de uma longa caminhada em outro lugar. Estar mais de 20 anos em uma casa de amizade, de carinho e afeto, deve ser muito desafiador pra ele. Mas nos conforta saber que ele está chegando na casa do Sagrado Coração de Jesus, a segunda pessoa da Trindade, que o recebe de braços abertos e nós somos convidados a recebê-lo de braços abertos e rezarmos pela nova missão do padre Marcos na Área Missionária Cidade de Deus”, disse.

Após 21 anos na Paróquia São José – Belo Horizonte, padre Edson considera desafiadora essa nova missão e esperar caminha junto com a paróquia.

“21 anos só de São José, mais 10 anos de Nossa Senhora das Mercês do Eldorado e agora aqui no Sagrado Coração. Deus me coloca num desafio de crescer na fé e ao mesmo tempo de atuar mais nessa busca concreta do que seja cultuar a Sua Palavra. Espero caminhar sempre junto com todo mundo que está aqui”, disse.

Fotos e texto colaboração: Natan Almeida/PASCOM Paróquia Sagrado Coração de Jesus


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *