Pascom Brasil abre inscrições para o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação

Fundamentos da Pastoral da Comunicação é o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação, uma iniciativa da Pascom Brasil e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. A previsão de início da escola é no dia 12 de março, com a aula inaugural, e as inscrições já estão abertas pelo portal da PUC Minas. Serão ofertadas 150 vagas.

Para o coordenador do GT Formação da Pascom Brasil e assessor eclesiástico do regional Sul 1, Padre Tiago Barbosa, a Escola Nacional de Comunicação é uma oportunidade de formação conjunta que a Pascom Brasil proporciona aos agentes de pastoral dos quatro cantos de nosso país.

“Com aulas 100% on-line, conseguiremos juntos aprimorar nosso conhecimento a fim de que comuniquemos cada vez mais com convicção e com o coração!” 

O coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, recorda que a Escola de Comunicação é um dos primeiros anseios da coordenação nacional.

“Em novembro de 2018, quando realizamos uma primeira reunião com coordenadores regionais, após a nossa eleição, já sabíamos da necessidade de um espaço de formação comum para os nossos agentes. Inspirados por experiências exitosas em dioceses e regionais do nosso Brasil, começamos a partilhar e a sonhar. Era o que podíamos naquele momento e nem pensávamos que atravessaríamos uma pandemia.”

A partir do momento em que a Pascom Brasil começou a se organizar por grupos de trabalho, novamente o tema da Escola apareceu e coube ao eixo da Formação a realização desta ação. Segundo Padre Tiago, a organização da Escola se deu por meio do esforço e contribuição de lideranças da Pascom de todos os estados brasileiros. Os coordenadores regionais puderam opinar e sugerir os conteúdos que seriam trabalhados, a partir das necessidades sentidas em suas realidades. “Assim, com nossas aulas, poderemos crescer em nossa técnica, aperfeiçoar nossa formação, estimular nossa articulação e fortalecer a nossa fé. Tudo isso para que Jesus Cristo seja mais amado e conhecido por meio do trabalho da Pascom!”, afirmou.

A Escola quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais, movimentos, organismos e serviços para que sejam, em suas realidades eclesiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ampliação do uso de novas mídias e as urgências da ação evangelizadora provocaram o reconhecimento e o fortalecimento dos trabalhos da Pastoral da Comunicação nas mais diversas instâncias eclesiais, oportunizando a chegada de novos agentes, muitos sem a adequada formação técnica ou pastoral. É neste contexto que nasce a Escola Nacional de Comunicação, como resposta aos anseios do tempo presente. Ela é mais um espaço para qualificar leigos e leigas para o pleno exercício do sacerdócio batismal, radicados em comunidades eclesiais missionárias, comprometidos com o Evangelho. Para o Papa Francisco, “toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne” (cf. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, 165)

Quem pode fazer o Curso?

​O curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação, da Escola Nacional de Comunicação, é destinado aos agentes da Pastoral da Comunicação, profissionais que atuam na comunicação eclesial, bem como dos agentes de outras pastorais que desejam aprimorar o conhecimento de comunicação para a evangelização. A expectativa é que o curso possa ser ofertado regularmente, possibilitando a formação do maior número de agentes. Mesmo sendo on-line, a limitação de vagas visa o melhor aproveitamento dos cursistas, garantindo interação com os professores e demais colegas.

“Com a realização deste primeiro curso, esperamos que em breve possamos ter outras opções para aprofundamento dos agentes, especialmente no campo da pastoral. Já temos muitas iniciativas duradouras no campo da formação, mas considerando as diversas necessidades pastorais e a extensão continental do nosso

país, sempre há espaço para surgimento de outras opções”, afirmou o coordenador-geral da Pascom.

Qual a duração e como será organizado? 

O curso terá carga horária total de 112 h/a e está dividido em 3 módulos, com aulas síncronas (on-line) e aulas assíncronas (gravadas). O primeiro e o segundo módulos terão a duração de 40h, sendo 24h de aulas síncronas e 16h de aulas gravadas, em formato de oficina, para serem assistidas pelo aluno no período do curso. O terceiro módulo terá a duração de 32h, sendo 24h de aulas síncronas e 8h de aulas gravadas, em formato de oficina, para serem assistidas pelo aluno no período do curso

O primeiro módulo contém as seguintes disciplinas: Comunicação no mundo e na Igreja; Comunicação e Eclesiologia. Também serão ofertadas as oficinas História da Comunicação na Igreja; Produção audiovisual 1 – podcast; Comunicação e Espiritualidade; Produção audiovisual 2 – vídeo.

No segundo módulo, os cursistas terão as disciplinas de Comunicação e Evangelização e Comunicação a serviço da Pastoral. Já as oficinas para esta etapa são: Lidando com as redes sociais; Criação e design gráfico; Técnicas de Comunicação Pastoral; Transmissões ao vivo.

O primeiro módulo contém as seguintes disciplinas: Comunicação no mundo e na Igreja; Comunicação e Eclesiologia. Também serão ofertadas as oficinas História da Comunicação na Igreja; Produção audiovisual 1 – podcast; Comunicação e Espiritualidade; Produção audiovisual 2 – vídeo.

No segundo módulo, os cursistas terão as disciplinas de Comunicação e Evangelização e Comunicação a serviço da Pastoral. Já as oficinas para esta etapa são: Lidando com as redes sociais; Criação e design gráfico; Técnicas de Comunicação Pastoral; Transmissões ao vivo.

O último módulo apresenta três disciplinas: Cultura Digital; Planejamento em Comunicação e Projetos em Comunicação. As últimas oficinas são Comunicação e Relacionamento; Trabalho de Conclusão de Curso.

Quando acontecerão as aulas?

As aulas on-line serão ministradas quinzenalmente, aos sábados, conforme o cronograma abaixo:

  • 12/03/2022– (8h às 12h) – Aula inaugural
  • 26/03/2022– (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 1
  • 09/04/2022– (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 1 | Aula disciplina 2
  • 23/04/2022– (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 2
  • 07/05/2022– (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 3
  • 21/05/2022 – (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 3 | Aula disciplina 4
  • 04/06/2022 – (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 4
  • 18/06/2022 – (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 5
  • 02/07/2022 – (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 6
  • 16/07/2022 – (8h às 12h; 13h às 17h) – Aula disciplina 7
  • 24/07/2022 – (11h) – Celebração de Encerramento da 1ª turma durante o 7º Encontro Nacional da Pascom

Quem são os professores? 

O corpo docente da Escola Nacional de Comunicação é composto por pessoas que possuem conhecimento técnico e vivência de fé, tornando-se um diferencial para a formação dos agentes da Pastoral da Comunicação. Estão confirmados os professores Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Alzirinha Rocha, Patrícia Luz, Pe. Tiago José Sibula Silva, Adielson Agrelos, Andréia Gripp, Pe. Tiago Barbosa, Rafael Alberto, Ricardo Alvarenga e Marcus Tullius.

Quanto custa?

Para cobrir os custos da Escola, será cobrada uma taxa única. O valor do investimento é R$ 215,00 para pagamento à vista, como possibilidade de parcelamento em até 4 vezes.

​Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.

Informações fonte: Inscrições abertas para o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação da Pascom Brasil – Pascom Brasil

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários