Papa Francisco atribui Ministérios Leigos a mulheres pela primeira vez na igreja católica

O Papa Francisco instituiu pela primeira vez, o ministério do Leitorado e do Catequista confiado também a leigos e leigas. O ato aconteceu neste domingo dia 23, às 9h30, durante a celebração presidida na Basílica de São Pedro. Na celebração, o Santo Padre realizou o rito pelo qual o ministério de catequista foi conferido a fiéis leigos, mulheres e homens. Cada um desses dois ministérios é conferido por meio de um rito, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, apresentado pela primeira vez.

Os candidatos foram convocados antes da homilia, chamados pelo nome e apresentados à Igreja. Após a homilia, os que que terão acesso ao ministério do Leitorado recebem a Bíblia, a Palavra de Deus que são chamados a anunciar. Aos catequistas, por outro lado, é confiada uma cruz, reprodução da cruz pastoral usada primeiro por São Paulo VI e mais tarde por São João Paulo II, para recordar o caráter missionário do serviço que se preparam para administrar.

Representando o Povo de Deus, receberam o ministério do Leitorado alguns fiéis leigos provenientes da Coreia do Sul, Paquistão, Gana e de várias partes da Itália. Para receber o ministério de catequista, estiveram presentes dois leigos provenientes do Vicariato Apostólico de Yurimaguas (Peru), na Amazônia; dois fiéis do Brasil que já estão envolvidos na formação de catequistas e uma mulher proveniente de Kumasi, Gana.