Arquidiocese de Manaus emite orientações para o atual contexto da pandemia

Povo de Deus da Arquidiocese de Manaus,
Irmãos párocos,
Coordenadoras e coordenadores das Comunidades
Paz e Bem!

Agradecemos a todas as comunidades que seguiram as orientações e determinações enviadas para o tempo de pandemia. Gratidão aos presbíteros e diáconos pela solicitude nesse tempo; muito obrigado aos consagradas e consagrados pela presença de ânimo e misericórdia. Deus abençoe às irmãs e aos irmãos que serviram e estiveram ao lado dos mais necessitados. Agradecemos a todos os que foram presença de ânimo, de solidariedade e de misericórdia. Como Igreja fomos e somos testemunhas do cuidado e do consolo. Deus abençoe com abundantes graças. Somos atingidos por uma terceira onda da pandemia e acompanhamos com apreensão a disseminação rápida da nova cepa ômicron. Diante do momento pandêmico enviamos as seguintes determinações:

1. A ordenação diaconal marcada para o dia 12 de fevereiro próximo na catedral, foi adiada. Uma nova data será combinada e publicada;
2. Nas celebrações os párocos orientem os fiéis para que participem as pessoas vacinadas com pelo menos duas doses e as que foram infectados, tenham observado o tempo da quarentena;
3. As comunidades sigam as determinações do Governo em relação ao número de participantes nas reuniões e nos encontros, bem como da suspensão das atividades religiosas.
4. Nos encontros com pequeno número de participantes, sejam observadas as orientações quanto ao distanciamento, ao uso de máscara e à higienização;
5. O preceito dominical pode ser observado em uma celebração da semana, nesse tempo de pandemia.
6. As pessoas impossibilitadas, participem das celebrações pela TV e pelos outros meios de comunicação.

Nesse momento de uma terceira onda, prosseguimos sustentados pela fé e impulsionados pela esperança que não esmorece, não obstante os acontecimentos que testemunhamos nestes últimos dias. Jesus Cristo é a nossa fé, Ele é nossa esperança. A Senhora da Imaculada Conceição, nos assista, nos guarde e rogue por nós.

Manaus,20 de janeiro de 2022.
Memória de São Sebastião

Confira a mensagem original na íntegra clicando aqui

Orientações Pastorais 2022-01