Arquidiocese de Manaus

Dia de Reis encerra as celebrações natalinas na Igreja Católica

Você já ouviu falar no Dia de Reis?

Essa data recorda a peregrinação dos três reis magos, Gaspar, Baltazar e Melchior ao encontro de Jesus em nascido em Belém, na Judeia. Dia 6 de janeiro as celebrações natalinas encerram e os enfeites, também como o presépio são desmontados.

Historicamente a festa celebrada no oriente e na Gália, atual França, e na Espanha era no dia 6 de Janeiro. Na Espanha é realizada a troca de presentes entre a família, também como a ceia, celebrando a Festa da Manifestação do Senhor.

Em outras regiões a comemoração acontece em três momentos: No Nascimento, nas Bodas de Caná e no Batismo.
A Cooperadora da Congregação das Imãs Pias Discípulas do Divino Mestre Ceiça Gadelha, destaca que a igreja de Roma adotou a Festa da Epifania.

Bom, se você tinha dúvidas, agora ficou mais claro. As festas natalinas iniciam com o Primeiro Domingo do Advento e é neste dia que montamos o nosso presépio e a árvore de natal. Já no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, encerram as festas e desmontamos tudo, até que o ciclo inicie novamente.

Mas é bom lembrar que no calendário do ano litúrgico o Ciclo do Natal só termina com a Festa do Batismo do Senhor celebrada no dia 9 de janeiro ou no Domingo mais próximo.

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *