Arquidiocese de Manaus

Igreja do Brasil realiza coleta para a Campanha de Evangelização durante as missas deste fim de semana

Neste domingo, 12 de dezembro, a Igreja celebra o 3º domingo do advento, mais conhecido como o “Domingo Gaudete” ou “domingo da alegria”. E neste mesmo fim de semana (11 e 12) ocorre na Igreja no Brasil, a Coleta para a Evangelização – gesto concreto da Campanha para a Evangelização que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza desde 1998 com o objetivo de despertar novos discípulos missionários para a evangelização. A campanha foi criada em 1997, durante a 35ª Assembleia Geral da CNBB. A coleta acontece em todas as igrejas do Brasil, durante as missas deste fim de semana.

“Um modo de motivar a participação de todos os cristãos católicos é dar visibilidade as ações pastorais de cada Igreja particular, como por exemplo: ações do plano de pastoral, ação solidária emergencial, trabalhos das diversas pastorais. Em âmbito nacional a divulgação de todas atividades das Comissões Episcopais Pastorais e ações dos setores da CNBB como, por exemplo, a comunicação e o Centro de Documentação e Informação (CDI)”, destaca o secretário-executivo de Campanhas da CNBB e subsecretário-geral adjunto interino, padre Patriky Samuel Batista.

Com os recursos arrecadados com a Campanha para a Evangelização, a Igreja no Brasil garante a continuidade do trabalho de anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias.

Do total arrecadado, 45% permanecem na própria diocese, 20% são destinados aos 19 regionais da Conferência – que desenvolvem nas bases as atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) e 35% são destinados à CNBB, que são utilizados para a manutenção da sede da entidade em Brasília (DF) e também são distribuídos para as 12 Comissões Episcopais Pastorais.

Este ano, o tema da Campanha da Evangelização é: “Ide, sem medo, para servir”. Uma expressão do Papa Francisco em sua homilia de encerramento na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil.

Fonte: https://campanhas.cnbb.org.br



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *