Arquidiocese de Manaus

Catedral Metropolitana celebra o inicio do Advento e realiza mais uma edição do “Missa Com Arte”

Neste domingo (28/11) a igreja Católica deu início ao Tempo do Advento, um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus, o maior acontecimento cristão da história, quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós para assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Em Manaus, a celebração das 7h30 na Catedral Metropolitana presidida pelo bispo auxiliar Dom José Albuquerque celebrou este momento acendendo a primeira das quatro velas deste novo tempo litúrgico.

“Que bom estarmos juntos reunidos na manhã deste domingo que é o dia do Senhor para celebrar a presença do ressuscitado entre nós que hoje estamos iniciando uma nova etapa da nossa vida cristã, inaugurando um novo ano litúrgico neste primeiro domingo do advento. A todos vocês que estão aqui na Matriz e aos irmãos que rezam por meio dos meios de comunicação e redes sociais, desejo que as bênçãos de Deus esteja hoje e sempre com vocês”, disse Dom José ao dar as boas vindas.

Em sua homilia, Dom José falou sobre a importância do Tempo do Advento e de São José e Nossa Senhora na história da Salvação. “Para que o projeto de Deus se realizasse foi necessário o sim de José e o sim de Maria, por isso que no tempo do Advento vamos ver bastante referência a eles nos textos do evangelho. O Tempo do Advento também nos convida a montarmos o nosso presépio, o símbolo mais bonito do natal, a memória viva e a recordação do grande milagre que Deus fez”, comentou o bispo auxiliar.

Ao final da celebração, o pároco, Pe. Hudson Ribeiro, fez o anúncio oficial do concurso que vai premiar o melhor presépio feito pelos paroquianos. Para concorrer basta fazer uma foto de boa qualidade e enviar in box para @catedraldemanaus até o dia 19/12. O resultado será divulgado no dia 22/12 após a missa das 18h e os 10 melhores presépios receberão a visita do Pe. Hudson.

Pe. Hudson também fez a divulgação da 1ª Exposição Fotográfica Memórias de Vida e Fé, composta pelas fotografias autorais dos fieis da catedral. A abertura da exposição está marcada para acontecer no dia 29/12 e, de acordo com o pároco, essa é uma forma de manter viva a memória afetiva das pessoas que participam da Catedral com suas famílias há muito tempo. Para participar basta levar sua foto na secretária paroquial que vão fazer a seleção das fotografias e organizar a exposição.

Missa com Arte

No final do mês de outubro a Catedral Metropolitana de Manaus retornou com o programa cultural Missa Com Arte, cujo objetivo é favorecer uma celebração da Liturgia que se revele significativa e motivadora para a comunidade. Nesse retorno a convidada foi a cantora, compositora e instrumentista Sofia Amoedo, integrante do Grupo Gaponga e na edição desse mês o projeto trouxe David Assayag, artista parintinense que dispensa apresentações, sendo conhecido pela sua bela voz que muito contribuiu para a cultura e folclore amazônico.

“Nós temos a honra e a alegria de acolher Davi Assayag que é um artista de grande talento, com uma voz marcante e única, mas que também é conhecido pela sua fé e superação. Foi educado pelos seus pais a ser devoto de Nossa Senhora e cantou inúmeras vezes para N. Sra. do Carmo, padroeira de Parintins, e hoje esta aqui para cantar para N. Sra. da Conceição nesta manhã do primeiro domingo do Advento”, comentou Pe. Hudson.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *