Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese de Manaus celebra a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo no Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Na manhã deste domingo (21/11) a igreja Católica celebrou a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo na Catedral Metropolitana de Manaus, com missa presidida às 7h30 pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo pároco, Pe. Hudson Ribeiro. Na ocasião também foi comemorado o dia nacional dos cristãos Leigos e Leigas que foram enviados ao mundo em missão para anunciar o evangelho.

A celebração contou com a participação da coordenação e agentes de pastoral de vários grupos, pastorais e movimentos pertencentes à arquidiocese de Manaus. “Ao encerrar hoje o ano litúrgico, recordamos Jesus o centro da nossa vida e da nossa história pessoal, pois Ele que rege e guia a nossa vida, por isso nessa solenidade a igreja toda se alegra para poder dizer que Jesus é o Centro da história de toda a humanidade e do universo, porque instaurou o rei do amor na cruz e na ressurreição”, disse o arcebispo ao dar as boas vindas.

Em sua homilia, Dom Leonardo fez um agradecimento à colaboração dada pelos leigos e leigas que ajudam nas comunidades e pastorais. “Eu queria dizer uma palavra de gratidão aos nossos leigos e leigas por toda colaboração que recebemos internamente em nossas comunidades, ajudando e animando e que estão em diversas funções, vocações e ministérios dentro da sociedade”, disse.

O Dia dos Cristãos Leigos e Leigas esse ano traz como tema Testemunhas de Jesus Libertador no Compromisso com a Vida e lema: “Eu vi a aflição do meu povo… desci para libertá-lo” (Ex 3, 7-8). De acordo com Patrícia Cabral, presidente de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, “o tema e lema escolhidos nos convida a pensar na nossa vocação e missão como cristãos leigos e leigas, que é de ser testemunhas do reino de amor, igualdade, solidariedade e estar a serviço da vida, esse é o sentimento que todo leigo precisa alimentar em si”, comentou.

Antes da benção final, Dom Leonardo lembrou de tds os irmãos e irmãs que lutam pelo mundo melhor e por uma sociedade mais justa. “Obrigado a todos os irmãos e irmãs que estão servindo nos meios de comunicação procurando transmitir bem a verdade, assim como todos àqueles que estão na luta pela justiça, pela preservação do meio ambiente e lutando por uma sociedade mais justa. Deus abençoe a todos e continuem sendo Sal da Terra e Luz do Mundo”, disse o arcebispo.

Fotos colaboração: Nete Sousa, Elton Aleme e Patrícia Cabral

e

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *