Arquidiocese de Manaus realiza o Seminário de Escuta Igreja e Sociedade

“É um momento muito importante para nós igreja, que sempre foi fermento no meio da massa e luz para o povo de Deus,  por isso estamos aqui hoje para ouvir o que pessoas que não estão diretamente ligadas à igreja, mas que podem nos ajudar a perceber melhor qual é a nossa missão junto a sociedade para que assim nós sejamos uma igreja mais viva, mais presente, mas consoladora, mais misericordiosa e mais testemunhal”, disse o Arcebispo Metropolitano e Manaus, Dom Leonardo Steiner, na abertura do ‘Seminário de Escuta Igreja e Sociedade – Como se vê a presença da igreja de Manaus junto a sociedade?’, realizado na noite desta sexta-feira (19/11), no auditório do Centro de Formação Maromba.

O evento aconteceu de forma híbrida (presencial, 100 pessoas e online), contando com a participação de alguns organismos convidados, como: ITEPES, FSDB, SARES, REPAM, CÁRITAS, representantes de Conselho Paritários e membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e tendo como objeto proporcionar uma compreensão da realidade a partir de algumas perspectivas (sociais, políticas, econômicas) segundo a ótica de outros interlocutores não vinculados diretamente aos organismos eclesiais que nos permitam uma percepção da atuação e presença da Igreja junto à sociedade.

Entre os convidados para compor a mesa de debates estiveram: Dra. Ivânia Vieira, jornalista;  Dr. Carlos Santiago, advogado e analista político; Prof. Dr. José Alcimar, filosofo; e Pe. Dr. Ricardo Castro, teólogo. De acordo com o Pe. Geraldo Bendaham “a igreja precisa sempre se reformar e escutar o que a sociedade pensa dela, pois se faz necessário rever a própria caminhada e se a ação evangelizadora esta de acordo com o que Jesus quer para a igreja, daí a importância de escutar a opinião desses palestrantes que estão aqui representando a sociedade e estamos aqui para ouvir as críticas e assim servir melhor sempre de acordo com o evangelho”.