Arquidiocese de Manaus

Missa Campal encerra os festejos em honra a São Francisco de Assis

A arquidiocese de Manaus celebrou nesta segunda-feira (4/10), os festejos em honra a São Francisco, um dos santos mais populares e queridos há mais de 800 anos. Na paróquia de São Francisco de Assis, localizada na praça Coari S/N, bairro São Francisco, os fiéis participaram da missa campal, realizada às 18h30 na área do estacionamento da igreja, presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo pároco, Pe. Orlando Barbosa, Monsenhor Sabino Andrade e outros padres convidados, na ocasião também foi realizada a abertura dos festejos dos 65 anos da paróquia.

A programação em honra ao santo padroeiro da ecologia e dos animais teve início com o novenário realizado do dia 25 ao dia 3, cada dia trazendo uma “cuia” com um tema diferente, finalizando os festejos no dia 4, com as atividades começando às 6h30, com a missa em memória aos falecidos pela Covid, seguida da benção das plantas e dos animais, às 8h30, Dom Tadeu Canavarros presidiu a missa da benção da saúde, logo depois aconteceu a carreata com os devotos pelo bairro de São Francisco; às 12h, missa da benção do trabalho, com Pe. Orlando; às 16h, celebração das Chagas de São Francisco pelo fim da Covid-19 e pela querida Amazônia e a noite, finalizando a programação com a missa campal. Após a celebração, os devotos foram convidados a participar da Feira da Economia Solidária e do festival cultural, com apresentação de artistas locais.

Devoção e fé

Não há dúvidas que São Francisco de Assis é um dos santos mais populares, tal devoção pode ser vista nas diversas comunidades e paróquias que levam seu nome, onde o povo participou de forma maciça durante a programação que envolveu missas, carreatas, bênçãos dos animais, entre outros. Muitos fiéis inclusive, participam das celebrações caracterizados com o hábito de São Francisco, uma forma de homenageá-lo carinhosamente ou pagar promessa por alguma graça obtida

Como por exemplo, Leonilce Maria Marques, devota que há sete anos cumpre a promessa de participar todo ano da celebração com os trajes de São Francisco. “Tudo começou depois do falecimento do meu pai, como ele também era muito devoto, eu fiz uma promessa de todo ano estar presente com o hábito, como forma de lembrar do meu pai e homenagear São Francisco e é muito bom depois poder voltar a celebrar junto com o povo, depois de um ano sem a gente poder celebrar de forma presencial por cauda do covid, foi uma celebração muito bonita e emocionante”, disse a fiel.

Fotos colaboração:

Hérika Rabelo – Pascom Paróquia São Francisco

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

A galeria de fotos completa você confere em nossa fanpage no link: https://www.facebook.com/169342413179901/posts/4386181188162648/



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *