Arquidiocese de Manaus

Diáconos Permanentes realizam retiro anual em clima de muita oração e confraternização

Aproximadamente de 35 diáconos permanentes e oito candidatos ao diaconato, participaram nos dias 2 e 3 do retiro anual dos diáconos da Arquidiocese de Manaus, realizado no Centro de Treinamento Maromba, tendo como temática o estudo da exortação apostólica do Papa Francisco Patris Corde (Coração do Pai). O evento foi organizado pela Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), visando o espírito de unidade, partilha, confraternização, crescimento e comunhão diaconal, tendo como formadores o bispo auxiliar, Dom José Albuquerque; o arcebispo metropolitano, Dom Leonardo Steiner; e Pe. Roberto Bonvolenta, assistente eclesiástico dos diáconos na Arquidiocese.

No sábado a programação teve início às 7h30 e finalizou às 20h, no domingo teve início 7h30 e encerrou às 13h30 com o almoço realizado após a missa presidida por Dom Leonardo. Foram dois dias de atividades que agradou a todos conforme conta o diácono Luís Paula da Silva. “O tema foi muito acertado, sem falar da convivência com os formadores e demais diáconos, ressalto a importância da oficina que Dom Leonardo deu sobre o manuseio dos objetos litúrgicos no altar, foi um momento realmente muito gratificante e um encontro muito agradável de aprendizado e trocas de experiências”, disse.

De acordo com Armando Borges, coordenador da CAD, também foi feito uma abordagem sobre o discurso do Papa Francisco aos diáconos permanentes da diocese de Roma. “No sábado tivemos uma analise muito bem preparada por Dom José, sobre a Patris Corde e no domingo Dom Leonardo nos brindou com a abordagem da carta do Papa aos diáconos de Roma. Foi uma formação belíssima, um momento muito proveitoso para refletir sobre a nossa vocação e orarmos juntos, já que no ano passado, em virtude da pandemia, não podemos ter esse encontro. Estamos muito felizes e agradecidos por esse momento”, comentou Armando.

Fotos colaboração: arquivo dos diáconos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *