Arquidiocese de Manaus

Papa Francisco: Sinodalidade não é slogan, mas expressão da natureza da igreja

“Ter ouvidos, escutar, é o primeiro compromisso. Trata-se de ouvir a voz de Deus, perceber a sua presença” é o pronunciamento do pontífice diante a sinodalidade.

O termo Sinodalidade significa “Caminhar juntos” e este é o processo realizado através da escuta das comunidades, participação efetiva e nos debates.

Há quase dois anos vivemos o Sínodo para a Amazônia em Roma no Vaticano. A reunião contou com a representação de bispos, padres e  diáconos, além da presença feminina de religiosas e leigas que representaram a nossa Arquidiocese e Regional Norte 1.

A igreja se prepara para vivenciar um novo sínodo. Segundo Padre Luis Miguel Modino, o Papa sente a necessidade da aproximação do povo de Deus através da escuta.

padre Modino destaca o Sínodo para a Amazônia, como o surgimento de novos caminhos para a igreja nesta terra de muitos indígenas e ribeirinhos, povo da terra e que cuida da casa comum.

O Papa Francisco encoraja a igreja a seguir sua missão profética e o compromisso com a vida.A Arquidiocese de Manaus também se prepara  para a Assembleia Sinodal Arquidiocesana e lançou o seu primeiro subsídio que é dedicado ás famílias. Segundo a coordenação, serão lançados outros documentos destinados aos Indígenas, Pastorais, Presbíteros, Diáconos Permanentes, Ribeirinhos, Vida Consagrada, Laicato e Juventude.

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *