Arquidiocese de Manaus

Novena em honra a São José completa 22 anos de existência

A tradicional Novena da São José completa este ano, 22 anos de existência e para celebrar esta ocasião tão especial, foi convidado o Pe. Sérgio Lúcio, um dos idealizadores da Novena em meados de 1999, momento que ressoava um forte apelo do Jubileu do Milênio do ano 2000, feito pelo Papa São João Paulo II, que convidava aos católicos a viver um renovado ardor missionário em toda igreja.

Então, nesse contexto, a novena da bênção de São José desejava reavivar a fé batismal dos fiéis, numa realidade urbana, onde muitas vezes o tempo é exíguo. Com isso, começou-se a celebrar a novena no dia 19 de cada mês, ao meio-dia, porque se faria a memória mensal de São José (19 de março) e se aproveitaria o horário do intervalo de muitos trabalhadores, favorecendo a participação dos fiéis. A devoção à figura de São José ajudou imensamente a celebrar o querigma, pois vem sedimentada em profundas raízes bíblicas: “Homem justo e fiel” (Mt 1,19).

A cada dia 19 São José nos mostra um único caminho a seguir: amar de todo coração a Nosso Senhor Jesus Cristo. Com a carta do Papa Francisco que institui o ano de São José, uma vez que o Santuário foi a Igreja escolhida para abertura desse ano na Arquidiocese de Manaus, o mês de setembro tornou-se significativo. Pois, é o mês que há a comemoração da criação da Novena de São José. Como o mês litúrgico abre para reflexão das sagradas escrituras, a Bíblia temática vem marcar esse momento.

Fé e devoção

A programação contou com o Lançamento da Bíblia do Ano de São José juntamente com a Noite de Espiritualidade (palestra) com o Pe. Sérgio Lúcio em que a aquisição da Bíblia (um exemplar), você tem acesso a palestra no dia 17/09, das 19h às 21h30 no Studio 5. No dia 19, aconteceu a missa com novena, sendo presidida pelo padre convidado às 6h e 19h, contando novamente com a presença de inúmeros fiéis e devotos que puderam participar novamente de forma presencial desse momento de fé e devoção que já faz parte da religiosidade do povo do Amazonas.

Informações colaboração: Andrew Ericles e a Steffanie Schmidt

Fotos colaboração: Anderson Pardo e Carlos Alberto – Pascom Santuário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *