Arquidiocese de Manaus

Pe. Pedro Cavalcante toma posse como novo pároco da Área Missionária Santa Helena

A Área Missionária Santa Helena (AMSH), localizada no bairro do Novo Israel, Setor Pe. Ruggero Ruvoletto – Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, realizou na noite deste domingo (12/09), a cerimônia de posse do seu novo pároco, Pe. Pedro Cavalcante da Silva. A celebração teve início às 19h, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo Adm. Paroquial, Pe. Eduardo Santos e também pelos padres: Ricardo Pontes, João Abrantes, Jardson Sampaio, auxiliados pelo diácono Afonso Brito.

A celebração também contou com a presença dos comunitários vindos de todas as 12 comunidades que vieram dar as boas vindas ao novo pároco e também de visitantes oriundos de outras paróquias por onde Pe. Pedro e Pe. João já atuaram.  “Neste domingo nós recebemos um novo pároco na AMSH, queremos agradecer a disponibilidade do Pe. Pedro e Pe. João, assim como agradecemos também ao Pe. Eduardo a toda ajuda que nos deu como Adm. Paroquial e agora segue para Roma, para estudar”, disse o arcebispo ao fazer a acolhida.

Depois da acolhida, deu-se início a primeira parte do rito de posse com Pe. Pedro realizando a profissão de fé e o juramento de fidelidade diante do altar. Após esse momento a celebração seguiu seu rito normal, dando continuidade ao rito de posse somente depois da homilia de Dom Leonardo, quando Pe. Pedro e Pe. João fizeram a renovação das promessas sacerdotais  e, na sequência, o novo pároco recebeu três símbolos importantes para recordar a tarefa importante que o pároco têm dentro das comunidades, que são: o símbolo do batismo (os santos óleos), o símbolo da confissão (a estola roxa) e a chave do sacrário.

Após esse momento, Dom Leonardo declarou Pe. Pedro empossado e apto para desempenhar as funções de pároco. Ao final da celebração, Pe. Pedro agradeceu a todos os presentes, sobretudo aos comunitários que vieram diretamente da paróquia São Pedro Apóstolo, onde atuou em Rio Preto da Eva nos últimos cinco anos. “Hoje a arquidiocese nos confia a missão de conduzir não só a AMSH, mas também o Seminário Propedêutico e nós estamos aqui para proclamar Jesus Cristo, pois a cruz é o sinal de um grande amor e a nossa vida só tem sentido de tivermos uma fé com muitas obras e dedicadas ao crescimento espiritual, por isso estamos aqui para vos servir”, disse Pe. Pedro 

Fotos colaboração: Ana Rita, Pascom AMSH

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *