Padres Missionários da Consolata tomam posse na A.M. Família de Nazaré

Em celebração presidida por Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, os animadores e fiéis da Área Missionária Família de Nazaré (AMFN) se reuniram na noite do dia 3 de setembro, na comunidade São José Esposo de Maria, para acolher aos Missionários da Consolata, que iniciam seu serviço .

Na oportunidade, seguindo as normas canônicas, leitura dos decretos e entregas oficiais, o padre Oscar Liofo IMC tomou posse como pároco e os padres Joseph Mbarire IMC e Paco López IMC foram apresentados como vigários paroquiais.

Durante a homilia, Dom Leonardo recordou que Jesus é o centro da nossa vida e é Ele quem dá sentido à nossa vida e missão. Na oportunidade, convidou aos membros das comunidades a cuidar do padre e para que todos participem da vida da área missionária, agradecendo a cada comunidade, pastoral e animadores pelo serviço que vem realizando.

Por outro lado, agradeceu ao Pe. Flávio Gomes pela missão realizada, e deu as boas-vindas aos Missionários da Consolata, que disseram seu sim para seguir animando a vida das comunidades da área missionária. Recordou dois elementos importantes na vida da comunidade e que deve ser animada pelo pároco: as celebrações nas comunidades e a formação de lideranças maduras que testemunhem a fé, tendo como centro a Palavra de Deus.

Em nome da comunidade, Luciana Bonfim expressou a imensa satisfação da área missionária Família de Nazaré em receber o padre Oscar Liofo. Destacou que os animadores pastorais expressam o desejo de que o padre seja um pastor que “cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho”. Também expressa o compromisso de que “cada um de nós teremos a oportunidade de um aprendizado ao seu lado, caminhando sempre unidos e sendo anunciadores da paz e da esperança”.

Para finalizar, o padre Oscar Liofo IMC, em companhia dos missionários da Consolata presentes, expressou a imensa satisfação da congregação em assumir o cuidado pastoral e seguir caminhando junto a todos os animadores que fazem presença nas quatorze comunidades que conformam a área missionária Família de Nazaré.

Mais sobre a AMFN

Pertencente ao Setor Padre Pedro Vignola – Região Episcopal N. Sra. Aparecida, na Arquidiocese de Manaus, a Área Missionária Família de Nazaré (AMFN), atualmente a área está conformada por 14 comunidades:

Frei Galvão, N. Sra. Aparecida, N. Sra. do Perpétuo Socorro, N. Sra. do Rosário, Sagrada Família, Sagrado Coração de Jesus, Santa Bárbara, Santa Dulce, Santa Luzia, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São João Paulo II, São José Esposo de Maria e São Miguel.

No acompanhamento pastoral e assessoria na Área Missionária estão presentes há muitos anos as irmãs da Sagrada Família de Spoleto.

Mais sobre os Missionários da Consolata

Fundada em 1901 pelo Bem-Aventurado José Allamano, em Turim na Itália, a Congregação dos Missionários da Consolata, fundou também, em 1910 a congregação das Irmãs Missionárias da Consolata (MC) com o mesmo carisma. As duas congregações estão presentes em 28 países da Europa, África, América e Ásia.

Os Missionários da Consolata chegaram ao Brasil em 1937 e atualmente tem presenças nos estados do Amazonas, Roraima, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Em 1966 os missionários chegaram a Manaus, onde assumiram a paróquia Santa Luzia, no sul da cidade, onde ainda estão presentes.

Em sintonia com as reflexões do Sínodo para a Amazônia e de nossa opção missionária pela região pan-amazônica, no início de 2021 se abriu o Noviciado Latino-americano São Oscar Arnulfo Romero, na antiga casa de formação no bairro Santa Etelvina, e que conta com noviços do continente. Esta comunidade formativa e missionária será referencial para o acompanhamento às comunidades na área Família de Nazaré.

Texto compartilhado do site https://consolataamerica.org

Fotos colaboração: Pe. Júlio Caldeira (IMC) e Luciano Mota

Operação da Live: José Cristiano