Arquidiocese de Manaus

Em alusão ao Dia da Amazônia, CNBB e REPAM preparam celebração para plantio de ipês

Na próxima sexta-feira, 3 de setembro, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizarão o plantio de ipês para celebrar o dia da Amazônia, que ocorre dia 5 de setembro.

A atividade acontece no Centro Cultural Missionário (CCM), onde está sediada a Secretaria Executiva da Repam-Brasil, e na sede da CNBB, ambos em Brasília (DF), após celebração, ás 10h presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, na sede da CNBB, no Setor de Embaixadas Sul de Brasília, com a presença dos colaboradores da Repam-Brasil e da CNBB.

Os Ipês foram escolhidos devido sua beleza e por ser de fácil cultivo, além de resistir ao período de seca e de calor intenso.

O 5 de setembro recorda o Dia da Amazônia. Atualmente um dia de luta, pelo cuidado e preservação desse bem tão importante para a vida do planeta. Muitos são os alertas feitos pelos cientistas sobre o alto índice de degradação do meio ambiente, entre eles as queimadas que ocasionam grandes desastres, a poluição dos rios que contaminam o entorno dos municípios do Amazonas por exemplo. São inúmeros os desafios de proteção a Amazônia.

É preciso pensar no futuro, por isso a Rede Eclesial Pan-Amazônia – REPAM, tem sido incisiva no pedido a sociedade para o Cuidado com a Casa Comum, que é a nossa casa.

De acordo com a ecóloga, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Vieira, a Amazônia tem sofrido muitos revezes no desmatamento de suas florestas nos últimos anos.

O planeta, todos os dias vem pedindo socorro e todos esses problemas que estamos enfrentando são o reflexo dessa falta de cuidado.

Ouça a matéria c0mpleta:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *