Arquidiocese de Manaus

Despertar Missionário é realizado pelo COMIDI em comunidades ribeirinhas do Careiro da Várzea

O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de Manaus, promoveu nos dias 21 e 22 de agosto de 2021, o Despertar Missionário nas Comunidades da Paroquia Nossa Senhora dos Perpetuo Socorro, localizada no Município do Careiro da Várzea/AM, Setor Rio Solimões e Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegante.  O evento este ano teve como tema Jesus Cristo é Missão e o Lema: Vamos para outra margem (Mc 4, 35),  tendo como objetivo ser presença de evangelização missionária em nossa vida como missão e ajudar a fortalecer a Igreja em saída e sinodal.

O Despertar contou com a participação do assessor arquidiocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) Pe. Braz Lourenço – PIME, juntamente com a equipe de coordenação (José Kennedy, Andrey Ricardo e Rosa Maria Santos), das Irmãs Missionária da Imaculada – PIME, Irmã Franciscana de Nossa Senhora Aparecida e um expressivo número de leigos e leigas das Regiões Episcopais (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora dos Remédios), que estiveram com sinais de esperança, tornando o final de semana bastante significativo. Durante a presença missionária, os missionários(as) intensificaram a prática do encontro, escuta, diálogo, oração, partilha, formação e celebração.

Para missionários(as) foi forte experiência quanto à proximidade com a realidade de cada comunidade por eles vivenciado. A experiência de encontro com as pessoas, com as situações familiares, de vida, de saúde, de desemprego e econômico e além da experiência de animação missionária dos líderes e agentes das comunidades mesmo ainda sendo desafiadora com consequência deixada pela pandemia do Covid 19, tentam reanimar a chama da missão pastoral de suas comunidades. Foi uma experiência muito enriquecedora para animação missionário dos que foram ao encontro e para os que acolheram. Umas das características marcante para os missionários que estavam fazendo a sua primeira experiência missionária: foi coração aberto para acolhida com carinho e humildade dos ribeirinhos.

Os corações dos missionário é de gratidão a Deus, ao Pe. Aparecido Maciel pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Careiro da Várzea/AM e ao Pe. Braz Loureço assessor do Conselho Missionário Diocesano pela a oportunidade de ir ao encontro das Comunidades Ribeirinhas pelo DESPERTAR MISSSIONÁRIO. A Igreja nasce da missão e existe para a missão. Existe para os outros e precisa ir a todos (EN 14). Somos BATIZADOS E ENVIADOS, pois A VIDA É MISSÃO e JESUS CRISTO É MISSÃO.

Mensagem do pároco de acolhimento e gratidão

“A vocês, missionários e missionárias, que fazem realizar e atualizar o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho “.

Fico a pensar e a contemplar as experiências, cada experiência de cada um, de cada uma, permeada pelo toque do Espírito Santo ao tocar na realidade de cada área, de cada comunidade e de cada pessoa que os aguardava.

Não estou podendo estar com vocês pessoalmente, mas tenho oferecido tudo por vocês, pequenos e grandes sacrifícios. Assim também, Santa Terezinha fazia, querendo, mas não podendo estar fisicamente na Missão.

Obrigado pela disponibilidade, abertura ao sopro do mesmo Espírito Santo, pelo sim de cada uma, de cada um de vocês. Lembro o que Jesus disse aos seus missionários:” vocês, que deixarem pai, mãe…eis que receberão cem vezes mais”.

A toda equipe missionária do COMIDI, animada pelo Pe. Bráz e coordenadores, minha infinita gratidão! Que a Virgem Mãe, estrela da evangelização, os guie sempre.

Com afeto e carinho,

Pe. Maciel, pároco na paróquia N. Sra. Do Perpétuo Socorro, Careiro da Várzea

Registros fotográficos dos participantes missionários do DESPERTAR MISSIONÁRIO.
Texto: Rosa Maria Santos – Eixo Comunicação/COMIDI


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *