Arquidiocese de Manaus

27° edição do Grito dos Excluídos destaca saúde, comida, moradia e participação popular

A escolha do lema anual dessa mobilização popular, realizada por todo Brasil, sempre dialoga com o tema da CF – Campanha da Fraternidade, da CNBB, com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos sociais.

Neste ano, além da crise sociossanitária imposta pela pandemia mundial da Covid-19, a campanha terá relevância nesta articulação das pastorais, Igrejas e movimentos populares que, entre suas reinvindicações históricas, trazem o direito à saúde pública de qualidade e a valorização do SUS (Sistema Único de Saúde); à moradia, à alimentação, ao trabalho, à liberdade de expressão e à democracia.

A Presidente do Conselho de Leigos e Leigas destaca as sequelas trazidas pela pandemia e que são os temas do Grito dos Excluídos.

No próximo dia 26 de agosto, quinta-feira, às 10 horas (horário de Brasília), acontecerá a coletiva de imprensa do 27º Grito dos/as Excluídos/as, que por conta da pandemia, mais uma vez, será online, com transmissão simultânea para todo o país.

A coletiva contará com a participação de Dom José Valdeci Santos Mendes – bispo de Brejo/MA e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio Transformadora da CNBB; de Cinthia Nicássia, do Despejo Zero de Goiás/GO e da Deputada federal, Joenia Wapichana. Serão apresentados também vídeos/depoimentos de representantes de vários setores/situações de exclusão: população de rua; movimento negro; população LGBTQIA+; violência contra jovens da periferia; Saúde/Manaus-AM; entre outros.

 

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *