Arquidiocese de Manaus

Área Missionária Santa Helena finaliza festejos da padroeira com carreata e missa

Na noite desta quarta-feira, 18 de agosto, a Área Missionária Santa Helena (AMISH), Setor  Padre Ruggero Ruvoletto, Região Episcopal N. Sra. Aparecida, situada à rua Nova Jerusalém, bairro Novo Israel, encerrou os festejos da padroeira com carreata e missa que reuniu toda as  comunidades que fazem parte da área missionária. Os festejos desse ano teve como tema “Santa Helena ensina-nos a vivência da unidade em Cristo nossa paz!” e teve início com o tríduo no dia 14 de agosto de 2021, finalizou-se com a carreata às 18hs, percorrendo as ruas ao redor da igreja e as demais comunidades que fazem parte da AMISH. E, às 19hs iniciou a Missa Solene presida por Dom José Albuquerque, Bispo auxiliar, com a participação dos padres Carlos Eduardo da Silva, atual Adm. Paroquial e Pe. Carlinho Silva (PIME), Pe. João Abrantes, futuro vigário; Pe. Pedro Silva, futuro pároco e Diácono Afonso Brito.

Na homilia Dom José Albuquerque iniciou fazendo a seguinte pergunta sobre Santa Helena: O que dá história dela posso aprender ? que os santos estão diante de nós para serem um exemplo ,para serem um modelo a ser seguido , não só como exemplo para as mulheres ,mas para todos nós cristãos , pois a história de Santa Helena é um história tão bonita quanto a história das grandes Santas da Igreja e de todas as mulheres que ajudaram a construir todo o patrimônio não só religioso, mas o patrimônio que é a Palavra de Deus e que a mesma fidelidade ,mesma coragem de Santa Helena também possa estar em cada um de nós. Citou também o trecho do Evangelho que foi anunciado que fala da história de um homem que precisava de trabalhadores e que saindo foi vendo pessoas desempregadas e foi chamando e prometendo para cada um deles  uma moeda de prata que era considerada um bom valor na época, a história que Jesus contou é bem real, bem contemporânea e dá-se aqui nos bilhões e bilhões de desempregados que estão nas praças e nas ruas esperando uma oportunidade uma chance de emprego e com essa pandemia que ainda estamos passando aumenta muito o desemprego e quando não se tem nem para pagar as contas e nem para comer, bate na porta o desespero e o desânimo é algo muito preocupante, pediu que rezássemos pelos nossos governantes, pelos nossos políticos para que eles se convertam e possam ajudar a vencer situação que é dramática e que não podemos aceitar tanta desigualdade , fez um comparativo com a história que Jesus contou que o relacionamento do patrão foi muito justo ele ofereceu uma oportunidade de trabalho e pagou independente se o trabalhou estava desde cedo trabalhando ou se havia começado a trabalhar pela tarde, todos receberam de forma igualitária reflete que Deus é justo ,que Deus cuida de nós. Na história que Jesus contou ele está nos convidando ao mesmo tempo a sermos humildes , sermos solidários a nos ajudarmos mutuamente e nunca tratarmos ninguém com menosprezo , com indiferença que isso também é uma realidade muito triste do nosso meio.

UM POUCO DA HISTÓRIA  DA AMISH

Um pouco da história da Área Missionária Santa Helena através do relato da profª Maria Otalina que também é Catequista, Ministra da Palavra , reside há 30 anos na comunidade desde dos padres do PIME , ela nos relatou que a comunidade existe há mais de 30 anos  a igreja antiga era uma pequena capela, depois os padres da diocese de Treviso que ficaram por 18 anos juntamente com a arquidiocese e um grupo de pessoas compraram um local onde era uma fábrica e que hoje é a Igreja atual, o bairro de Novo Israel surgiu com a ajuda da irmã Helena da congregação do preciosismo sangue, que ajudou através de muitas pessoas a conseguirem suas casa através de muita luta e perseguições, por isso ao descobrir que existia uma Santa chamada Santa Helena, aproveitamos para fazer uma homenagem a quem fez um grande trabalho social e em especial voltado para habitação das pessoas mais carentes. A Área Missionária é composta de 12 comunidades, com diversas pastorais, tem o movimento vida e esperança que ajuda muitas pessoas. Recentemente tivemos Pe. Humberto, agora Pe. Eduardo e  logo em breve assumirá o Pe. Pedro Silva.

Texto e fotos: Ana Rita, Pascom AMISH

Fotos colaboração: Roseane Guimarães


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *