Semana Nacional da Família encerra com missa presidida por Dom Leonardo Steiner

O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner presidiu neste sábado, 14/8, a missa da família na Paróquia São Jorge. O momento encerrou a programação da Semana da Família e faz parte da programação alusiva ao Ano da Família Amoris Laetitia – O Amor na Família. A missa foi concelebrada pelo Assessor da Pastoral Familiar Arquidiocesana, o vigário paroquial de São Jorge, frei José Faustino Fernandes.

Em sua homilia, Dom Leonardo chamou atenção para o Evangelho de Lucas quando ele narra que Maria saiu apressadamente ao encontro de sua prima Isabel, permaneceu com ela durante três meses e depois voltou para casa. Essa casa que foi, num primeiro momento, a casa com José, depois a casa foi a estrebaria que Jesus nasceu em Belém, depois a casa foi o Egito, para logo em seguida a casa ser Nazaré.

Depois disso, a casa foi todos os lugares por onde Jesus peregrinou e, mais adiante, a casa foi o calvário onde Maria viu e lhe deixou habitar a dor, o sofrimento e a morte de Jesus. “Olhando o filho morto em seu colo, Maria fez daquele lugar a sua casa. Ela, que havia sido a casa de Jesus, recebeu o filho morto nos braços. Hoje celebramos a Assunção de Nossa Senhora que, finalmente, encontrou a Casa do Pai de corpo e alma. Aquela que havia se tornado Casa de Deus, agora mora na Casa de Deus Filho”.

Como é a nossa casa? Não a casa material, mas aqueles que moram dentro da casa. Como estão as nossas famílias? Que tipo de casas somos nós? Perguntou Dom Leonardo.  E respondeu à reflexão pedindo para que em todas as situações as famílias procurem ser a casa do amor, do afeto e da fé.

“Hoje, ao encerrarmos a Semana da Família, peço que busquemos ser sempre a casa do amor de Deus, de Jesus. Que as nossas famílias sejam verdadeiras casas. Que assim como Maria possamos cuidar das nossas famílias, da nossa vida familiar. Que Nossa Senhora nos acompanhe em nossas vidas”, finalizou

Agradecimento da coordenação da Pastoral Familiar

O IX Fórum das Famílias aconteceu de forma virtual na sexta-feira e no sábado de forma presencial, como parte da programação do evento.  De acordo com Francisco e Lúcia, coordenadores da Pastoral Familiar, o sentimento ao final de mais uma Sema Nacional das Famílias é o de missão cumprida e concluída com sucesso, onde conseguiram reunir às paróquias e áreas missionárias com o objetivo de se fortalecer, e assim, seguir seus caminhos neste mundo com a missão de educar os filhos de acordo com os valores Cristãos.

“É com muita satisfação que a pastoral familiar arquidiocesana agradece ao Dom Leonardo Urlich Steiner e frei José Faustino, e também aos representantes dos setores pelo empenho e a dedicação ao acompanhamento às paróquias e áreas missionárias de Manaus e interior. Obrigado mesmo, a pastoral Familiar quer levar a alegria do amor na família, por isso louvamos e agradecemos a Deus por esta semana”, comentou o casal.

Informações e fotos – Pascom São Jorge