Arquidiocese de Manaus

Semana Vocacional com agentes de pastorais é realizada no Santuário São José

O Santuário Arquidiocesano São José Operário, localizado no bairro Praça 14, zona sul, realizou, entre os dias 06 e 13 deste mês, a ‘Semana Vocacional’ com o tema “Cristo nos salva e nos envia”, inspirada pela exortação apostólica pós-sinodal, Christus Vivit (Cristo vive), do Papa Francisco. O objetivo dessa iniciativa foi proporcionar aos agentes de pastorais, grupos e comunidades momentos de espiritualidade, reflexões e estudos sobre a vocação dos leigos na Igreja.

A abertura dessa semana ocorreu na sexta-feira, 06, com a Vigília Vocacional, na qual houve a Missa, sendo presidida por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar; bem como momento formativo e leitura orante desta carta apostólica; no decorrer da madrugada, ocorreram diversas oficinas; para finalizar, houve a Adoração Eucarística na área externa do Santuário, concluindo-se às 6h.

O padre Daniel Cunha, Pároco-reitor, destacou como essa semana, repleta de aprendizados e espiritualidade, despertou a importância do exercício da vocação dos leigos em prol da missão evangelizadora.

“Possibilitou a todas as pastorais, grupos e movimentos uma confrontação e compreensão de que a vocação é um chamado, portanto, exige uma resposta, desde o trabalho pastoral até e o engajamento que temos como Igreja, sendo a resposta um sinal, que merece ser vivida com dedicação, zelo e carinho, valorizando todos com seus os dons e talentos”, comentou.

No decorrer da semana, diversos temas foram abordados por meio de palestras presenciais com transmissão ao vivo pela Fanpape e canal no YouTube do Santuário.

Dom José conduziu a primeira noite de encontros, na segunda-feira, 09, com a perspectiva “Vocação e discernimento”. Na segunda noite de encontros, o padre Josué Nascimento abordou o tema “Quem escuta minha palavra possui a vida eterna”. Dando continuidade às reflexões, o padre Jefferson Luís, inspetor da Inspetoria Salesiana na Amazônia (ISMA), tratou sobre a temática “Vocações na Igreja: sobre a vocação à vida consagrada”, na terceira noite de palestras.

Para conversar com a juventude, na penúltima noite, os convidados foram o Salesiano Gustavo Souza, Mayara Vitória, Luis Filipe Fialho e a Irmã Gervis Monteiro, na qual abordaram sobre “Jovens, símbolo de uma igreja que se renova”. Por fim, para concluir essa semana, na sexta-feira, 13, o Pároco-reitor, padre Daniel Cunha, explanou suas considerações a partir da temática “O que Deus nos pede, o que não pode faltar e algumas indicações vocacionais”, neste encontro também houve o testemunho vocacional dos leigos da Fazenda da Esperança e Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Conforme o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Júlio César, estas atividades impactaram de modo positivo na continuidade das ações pastorais do Santuário. “Deu uma renovação nos nossos agentes de pastorais, bem como reacendeu a chama do amor de Deus que a Pandemia pode ter esfriado durante esse tempo que ficamos distantes uns dos outros, então foi muito positiva a participação da comunidade e a colaboração dos palestrantes”, pontuou.

O gesto concreto desta semana vocacional foi a criação de um equipe de animação vocacional que estará sendo implementada em breve junto às pastorais, movimentos e comunidades pertencentes ao Santuário.

Texto: Andrew Ericles – Pascom Santuário São José.

Fotos: Pascom Santuário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *