Arquidiocese de Manaus

Seminário propedêutico é o primeiro lugar onde passam os seminaristas

Você conhece a palavra propedêutico?

A palavra propedêutico é um termo usado para tratar etapas iniciais no processo da aprendizagem. Sua origem vem do termo grego propai deutikós, que significa “relativo à instrução, instrutivo”, onde é possível perceber a referência da ideia de ensino.

Em Manaus existe um lugar muito especial que leva este nome, o Seminário Propedêutico Padre Luis Gonzaga de Souza, fica localizado no bairro Novo Israel, zona norte da cidade, Área Missionária Santa Helena.

O espaço é destinado aos seminaristas no primeiro ano de formação. Com capacidade para até 15 jovens, o Propedêutico conta com espaço amplo, espaços para oração e convivência. Hoje acolhe 3 jovens.

Padre Eduardo Santos está como o responsável pelo seminário e traz detalhes desse primeiro contato que os jovens candidatos têm com a vida de estudo e oração.

Segundo padre Eduardo, a vida dos jovens é parecida com as atividades realizadas no Seminário Maior, que é o Seminário São José, localizado no bairro Chapada.

Entre os estudos trabalhados no seminário, está o da dimensão humana, ministrado por uma religiosa que também é psicóloga.

Uma vez por semana os jovens convivem em família, o contato é permitido e essencial, principalmente neste momento de discernimento da vocação.

Acesse o site arquidiocesedemanaus.com.br e veja as imagens do Seminário Propedêutico.

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *