Arquidiocese de Manaus

Conselho Pastoral Arquidiocesano de Manaus realiza processo de Escuta da Assembleia Eclesial

O Conselho Arquidiocesano de Manaus realizou neste sábado, 7 de agosto, o Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Seguindo a proposta do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o conselho tem respondido as questões recolhidas no site da Assembleia.

A Assembleia Eclesial quer dar continuidade às propostas da última Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, celebrada em Aparecida em 2007. A Assembleia Eclesial foi uma sugestão do Papa Francisco, que convocou o Sínodo sobre a Sinodalidade, que começara sua fase diocesana no próximo mês de outubro, e tem previsto realizar sua assembleia em outubro de 2023.

A Assembleia Eclesial, que acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, terá sua sede na Cidade do México, onde estará reunido um pequeno grupo, e contará com a participação remota nas sedes virtuais em cada uma das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. A assembleia eclesial é considerada por muitos como uma preparação para o próximo sínodo, dentro do processo de reforma eclesial pretendido pelo Papa Francisco.

Foi sugerido que as paroquias, áreas missionárias, comunidades e pastorais da Arquidiocese de Manaus realizem o Processo de Escuta, que será encerrado no dia 30 de agosto. Foi destacada a importância da Assembleia Eclesial e do Processo de Escuta como uma ajuda para o Sínodo Arquidiocesano de Manaus, convocado por Dom Leonardo Steiner em março de 2021 e que está sendo organizado pela comissão formada ao respeito.  

Informações fonte: http://cnbbnorte1.blogspot.com/

Fotos: Adriana Ribeiro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *