Arquidiocese de Manaus

Livro “O Cuidado”, tendo Pe. Hudson Ribeiro como um dos autores é lançado em nível nacional

Na noite desta terça-feira (27/07), às 19h30, na Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), localizada na Avenida Cosme Ferreira, 5122, Zumbi dos Palmares, foi realizado o lançamento do livro “O Cuidado – Contextos e Práticas Interdisciplinares: Saúde, Filosofia e Educação”, tendo como um dos organizadores o pároco da Catedral Metropolitana de Manaus, Pe. Hudson Ribeiro. O lançamento aconteceu na área da cantina da FSDB e contou com a presença de todos os autores que deram sua contribuição na obra, além de demais pesquisadores, alunos da instituição, seminaristas e também com a presença de Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus.
O livro reúne artigos de alunos de graduação e pós-graduação de dois grupos de pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além do curso de Filosofia da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-AM), com a participação especial da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os grupos de pesquisa envolvidos são o Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades (LaPeCSH/UEA) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (Gipetis/UFF).
A obra é uma coletânea de artigos sobre o cuidado e envolve temas de saúde, filosofia e educação, áreas temáticas sobrepostas ao cuidado como as emoções, vulnerabilidades, tecnologias em saúde, práticas integrativas e complementares, essencialidade ontológica do cuidado, educação, meio ambiente e compromisso ético. A cada capítulo, o leitor encontrará temas instigantes e reflexões sobre questões cotidianas relacionadas ao cuidado contemporâneo com que se deparam profissionais, estudantes e a população, em uma perspectiva que motiva a tomada de uma consciência crítica e integradora.
Entre os artigos presentes, vale destacar o texto escrito pelo nosso querido arcebispo emérito falecido, Dom Sergio Castriani, que também deu sua contribuição para o livro. “Essa é uma contribuição inédita de Dom Sergio, onde ele relata a experiência que teve com os cuidadores que estiveram com ele durante a sua doença, seja da arquidiocese (padres e seminaristas) ou de fora, em seu texto ele conta a trajetória dele de cuidado e faz uma reflexão sobre a necessidade e importância do cuidar. Hoje é um dia muito importante e memorável e nós gostaríamos muito que ele estivesse aqui conosco, mas logo que ele concluiu sua participação ele veio a falecer”, disse Pe. Hudson.
De acordo com o padre pesquisador, essa obra reúne autores de todo Brasil, com foco nas áreas de saúde, filosofia e educação que abordam o tema do cuidado de forma geral. “Nunca sentimos uma necessidade de ser cuidado como sentimos agora nessa época de pandemia e esse livro é uma provocação que mostra que é muito importante cuidar, mas também é importante do ponto de vista cientifico, se verificar o que se produziu em torno disso, pois são poucos materiais que abordam esse foco em nível nacional e essa obra reúne vários autores qualificados. A obra é uma leitura profunda, resultado de pesquisa cientifica, porém muito acessível e compreensível para quem cuida e querem se aprofundar na temática do cuidado”, explicou Pe. Hudson. 
E para comemorar com chave de ouro, após a solenidade do lançamento, o evento finalizou ao som de muita música popular brasileira, comida regional e toadas de boi. Para quem quiser adquirir, o livro estará sendo vendido por meio do site da editora Appris e em breve também estará disponível nas principais livrarias da cidade.


Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *