Arquidiocese de Manaus

Missas e carreata marcam os Festejos de Nossa Senhora do Carmo

A igreja celebrou nessa sexta-feira, 16 de Julho a festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Flor do Carmelo. Durante todo o dia a paróquia, localizada a Avenida Silves, bairro Raiz, zona sul da cidade, realizou uma extensa programação para que todos os fiéis e devotos pudessem participar.

Pela manhã houve a alvorada com queima de fogos, missas com a imposição do escapulário e adoração ao Santíssimo Sacramento, durante a tarde aconteceu o Ofício de Nossa Senhora cantado e conduzido pela Legião de Maria, celebração com Dom Leonardo Steiner, carreata pelas ruas do bairro e a última missa presidida pelo Pároco Pe. Danival de Oliveira Lopes.

A santa missa das 16h teve transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar FM 103,5 e Castanho FM 103,3.

Em sua homilia, Dom Leonardo destacou a presença afetiva da mãe para com o filho e do filho para com a mãe, gesto de ternura e de quem nunca desampara. “Jesus pregado na Cruz entregou todos nós a maria, nem ela e nem nós ficamos desamparados”.

Na oportunidade o pároco, Pe. Danival de Oliveira Lopes, agradeceu a vinda do arcebispo e afirmou que a presença de Dom Leonardo na paróquia é sinal de força e coragem. “Dom Leonardo nossa gratidão ao Senhor, como nosso arcebispo vem nos animar, vem nos dizer coragem, para frente, Deus está com vocês, muito obrigado pela sua presença”.

Ao longo de todo o dia, muitos fiéis participaram da programação, entre eles, aqueles que fazem parte da história da igreja. Tem até devota que carrega o nome da padroeira, como é o caso de Dona Maria do Carmo Martins de 89 anos, devota fiel e mora bem pertinho, logo em frente a paróquia. “Fiz esse sacrifício de vir até aqui, estou satisfeita de estar aqui no último dia, mas estou, todos os anos eu venho aqui, eu moro aqui na frente do Jardim Brasil, e o meu nome é o nome da minha padroeira”.

A carreata percorreu as ruas do bairro da raiz com muitos fogos, carros com balões, motociclistas e ciclistas. Casas enfeitadas com a imagem da padroeira, bandeiras, devotos emocionados, senhoras das calçadas de suas casas recebendo a imagem da Flores do Carmelo com pétalas de flores de todos os tipos, um caminho percorrido com muita fé e devoção.

Em seguida houve a última missa com participação expressiva de fiéis. Padre Danival agradeceu aos agentes de pastoral, grupos, movimentos e organismos da paróquia que trabalharam incansavelmente para a realização da festa e aos benfeitores que contribuíram. Ao final da celebração houve o sorteio virtual da rifa onde os internautas puderam acompanhar via Facebook.

Confira as fotografias de toda a programação pelas nossas redes sociais @pnsdocarmomanaus.

Fotos: Rafaella Moura e Roberta Brandão 

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *