Arquidiocese de Manaus

7 Irmãs Clarissas Capuchinhas Sacramentárias vivem a missão de adorar Jesus na Eucaristia, em mosteiro na zona leste de Manaus

O Mosteiro São Damião foi erigido no dia 11 de Agosto de 2011 e faz parte da Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, fica localizado no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

Nele vivem 7 irmãs da Congregação Religiosa Clarissas Capuchinhas Sacramentárias, cujo carisma é serem adoradoras de Jesus Eucarístico, para o bem da igreja e de toda a humanidade, como destaca a Madre Irmã Maria Evangeline de Cristo Crucificado.

A identidade está baseada como parte integrante da Segunda Ordem da Família Franciscana,  caracterizada na pobreza, oração, contemplação, trabalho e um profundo amor por Jesus Cristo.

As irmãs estão presentes no  México, Filipinas, Itália, África, Brasil, Equador, Estados Unidos, onde vivem enclausuradas, ou seja,  isoladas do convívio social. Essa é uma condição para quem deseja viver na congregação.

Por viverem enclausuradas, somente uma das irmãs que é chamada de porteira, é responsável por acolher a comunidade, as demais irmãs não tem contato com o público.

O contato com a família acontece normalmente por meio de ligações telefônicas. Em caso de enfermidade dos pais, a freira tem permissão para se deslocar e cuidar de seus pais. Consultas médicas e possíveis exames são realizados no próprio mosteiro. Em outros casos as irmãs podem sair para serem atendidas por uma equipe especifica.

No convento cinco irmãs são Filipinas e duas Mexicanas. Durante o dia as suas atividades são divididas entre trabalhos manuais, orações e estudos. Diariamente cada irmã tem um momento para adorar o Santíssimo Sacramamento e o mesmo não fica sozinho em nenhuma hora do dia. Antes da adoração a Clarissa deve vestir uma capa, que significa a humanidade, a irmã abraça o mundo e ora por ele.

As irmãs vivem da providência divina e da confecção de vestes sacerdotais,  material litúrgico, biscoitos e pães caseiros.

Celebrações são realizadas de segunda á sábado ás 6h30 da manhã e no domingo ás 7h. O mosteiro fica localizado a Rua Careiro Castanho, 202 – Cidade de Deus, Manaus.

Para obter mais informações sobre a congregação, entre em contato pelo telefone: 92 981566843 ou pelas redes sociais: Clarissas Capuchinhas Sacramentárias – Manaus.

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura –  Rádio Rio Mar 

 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *