Arquidiocese de Manaus

Missa campal e carreata marcam o encerramento dos festejos de N. Sra. Consoladora dos Aflitos

Para festejar com alegria o dia em homenagem à Mãe da Consolação da Paroquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, localizada no bairro da Betânia – Setor Maria Mãe da Igreja, Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, realizou na noite deste domingo (20/06), a missa campal no Centro Social Irmã Maria Antonieta (ao lado da igreja) finalizando os festejos em honra a padroeira, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo Adm. Paroquial, Pe. Aparecido Maciel e pelo padre de apoio Pe. Nilton Peres Sousa, da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), contando com a presença de alguns paroquianos e transmitida pelas redes sociais da paróquia.

O tema dos festejos desse ano foi “Maria e José, modelo de fé para uma igreja de nosso tempo” que começou com o novenário no dia 11 até o dia 19 começando às 19h e tendo sempre um padre celebrante diferente contando também com a presença dos bispos auxiliares Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros. Em sua homilia, Dom Leonardo refletiu como é sermos uma presença de igreja na Amazônia segundo a luz do Evangelho e também lembrou da importância do padroeiro(a), ainda mais neste período de dor onde tantos comunitários vieram a óbito durante o período de pandemia

“Não nos esqueçamos meus irmãos(ãs) que Jesus não nos deixa, principalmente nos momentos mais difíceis e também voltemos o nosso olhar aos nossos padroeiros, para a Consoladora dos Aflitos, aquela que colocamos diante de nós e sabemos que é o caminho da fé, pois é uma figura humana transformada por Deus. Que possamos estar abertos para ver a Deus, pois o sofrimento e a dor não vem a toa e hoje o texto do Evangelho nos convida a fazer a travessia, como São José que fez tantas travessias, já recebeu a noiva grávida, mas sempre fez a vontade de Deus e não a dele”, comentou o Arcebispo.

Antes do fim da celebração, a comunidade prestou um agradecimento especial à presença de Dom Leonardo e como gratidão, presentearam com uma singela lembrança. O arcebispo também agradeceu a acolhida da comunidade e a todos que participaram direta e indiretamente na celebração. “Nós somos igreja, somos comunidade, filhos e filhas de Deus, que continuem assim, dando vida aos projetos a partir de Jesus que sempre está no nosso meio”, disse. Após a celebração, a comunidade realizou o sorteio da rifa com vários prêmios valiosos.

 

A Carreata

 

Pela parte da manhã, após a missa a comunidade realizou a carreata um honra a N. Sra. Consoladora dos Aflitos, saindo de frente da igreja e percorrendo as principais ruas do bairro da Betânia, zona sul da cidade, e também pelos bairros adjacentes incluindo algumas paróquias pertencentes ao Setor Maria Mãe da Igreja. A carreata contou com aproximadamente 20 veículos que ao final do trajeto receberam as bênçãos.

A carreta foi um momento que gerou muita emoção tanto em quem acompanhou o percurso, como também àqueles que acompanharam de suas residências, em frente de suas casas, nas janelas do apartamento, demonstrando um ato de fé e agradecimento dos paroquianos, principalmente durante esses tempos difíceis de pandemia.

Fotos colaboração: Julyana Oliveira – Pascom

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *