Arquidiocese de Manaus

NOTA DE FALECIMENTO: Dom Alcimar Caldas Magalhães, bispo emérito da Diocese do Alto Solimões

A Diocese do Alto Solimões (AM) informa que neste domingo, 20 de junho, por volta das 9 horas da manhã faleceu em Manaus, Dom Alcimar Caldas Magalhães, OFMCap, bispo emérito da nossa diocese do Alto Solimões. A causa da morte foi parada cardíaca.

Nascido em 02 de fevereiro de 1940, na comunidade de Ourique, município de Benjamin Constant (AM), filho de seringueiros, foi ordenado sacerdote em 1967. Sua primeira missão foi como pároco na Paróquia de São Paulo Apóstolo em São Paulo de Olivença (AM), sendo eleito Conselheiro e Definidor da Custódia dos Frades Capuchinhos do Amazonas, em 1972.

 Desempenhou diferentes serviços na Ordem dos Capuchinhos até ser eleito bispo de Carolina (MA) em 03 de setembro de 1981, sendo sagrado bispo em 25 de outubro desse ano. Em 18 de novembro de 1990 assumiu como bispo Prelado da Prelazia do Alto Solimões, sendo nomeado bispo diocesano no dia 16 de fevereiro de 1992. Dom Alcimar foi bispo do Alto Solimões até 20 de maio de 2015 em que o Papa Francisco aceitou sua renúncia canónica.

Dom Alcimar estava internado no Hospital Unimed de Manaus, desde 29 de maio, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico.

Confiantes na Ressurreição e na Vida para sempre, na certeza que Deus já o acolheu na sua casa, pedimos orações pelo seu descanso eterno e nos solidarizamos com seus familiares, a família capuchinha, amigos, e todos aqueles que com ele caminharam nesta nossa diocese na sua missão como padre e bispo no meio de nós.

Confira a nota de pesar na integra aqui: Nota Falecimento Dom Alcimar

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *