Arquidiocese de Manaus

Dom Leonardo visita comunidades do Distrito do Cacau-Pirêra atingidas pela cheia histórica

No início da tarde da úlltima segunda-feira, 14 de junho de 2021, Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, esteve visitando a Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no Distrito do Cacau-Pirêra, juntamente com o Pe. Cândido Cocaveli, administrador local e membros da comunidade local, para avaliar as consequências da grande e histórica cheia do Rio Negro.

As águas avançaram pelos fundos do terreno, alcançando a antiga igreja, hoje um espaço reservado para a formação dos agentes de pastoral; a casa paroquial também teve parte de suas dependências alagada. Na ocasião Dom Leonardo foi visitar os feirantes que tiveram suas barracas trazidas para os espaços da via pública, pois o mercado local ficou inacessível com a enchente, ouvindo os relatos dos trabalhadores das dificuldades que vêm enfrentando.

Pe. Cândido, partilhou com o Arcebispo a respeito da visita realizada junto com que os diáconos Ricardo Cesar, sua esposa Dora, e Manoel Amaral fizeram às famílias que tiveram suas casas de palafitas inundadas: ali encontraram pessoas recentemente operadas, idosos acamados, gestantes e puérperas sem condições de deixarem suas habitações, enfrentando falta de água potável, falta de madeira para erguerem suas marombas, além do perigo que os circunda com os jacarés e as cobras que entram em suas casas.

Algumas iniciativas, como doação de alimentos e algumas dúzias de tabuas para que alguns pudessem erguer suas marombas internas, fruto da partilha feita pelo Pe. Kleython Cabral, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no Bairro do Alvorada, em Manaus.

Dom Leonardo visitou ainda a comunidade Santo Antônio, do Parque Caboclo, onde pôde ouvir relatos da coordenadora Kedma e do ministro da Palavra Wanderly sobre aas dificuldades que enfrentam, recebendo do Arcebispo uma palavra de incentivo para continuarem como sinais de presença de fé e profética da igreja ai neste local.

Sensibilizado com a realidade, Dom Leonardo, no fim da tarde, despediu-se agradecendo a todos pelo trabalho que realizam, encorajando-os no serviço apostólico.

Informações e fotos: Pe. Cândido Cocaveli, pároco da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *