A Paróquia de Santo Antônio completou o seu Jubileu de Ouro, 50 anos de missão no bairro de Santo Antônio. E para bem celebrar o dia do Padroeiro, no último domingo, dia 13 de Junho foi realizada a Santa Missa com a presença do Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner e concelebração do Pároco Frei Messias Silva e o Vigário Paroquial, Frei John Araújo.
Devido a pandemia não foi possível realizar a procissão com tantos fiéis e devotos do Santo casamenteiro e das causas perdidas. Foi realizada uma grande carreta passando pelas comunidades que fazem parte da paróquia: Santa Clara, Sagrada Família, São Pedro, São Felipe, Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio.
Após a carreata, iniciou a celebração seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde, como uso obrigatório de máscara e álcool gel 70%. Todos que participaram respeitaram o distanciamento social e apenas 30% da lotação total do espaço foi utilizada.
Dom Leonardo destacou em sua homilia a figura do santo como seguidor da palavra. “ Podem observar que na maioria das imagens de Santo Antônio, Jesus está em cima da Bíblia. Santo Antônio era um homem da palavra e era palavra. Por isso morreu tão cedo, porque ele não parava de pregar o evangelho, ele não parava”, disse o arcebispo.
Nos agradecimentos, o pároco Frei Messias, destacou com a alegria a oportunidade de poder celebrar a festa do padroeiro neste ano. “Ano passado não podemos estar aqui, e mesmo em meio a tantas dificuldades nós estamos aqui reunidos, que alegria podermos festejar nosso amado Santo Antônio”, disse o pároco.
Na ocasião foi descesrrada uma placa pelos 50 anos de existência da paróquia e serviço doado para a Arquidiocese de Manaus.
Foi realizada a trezena do santo, onde houve a benção dos objetos, benção dos enfermos e dos pães tão aguardados pela assembleia.
Dom Leonardo agradeceu a todos da paróquia pelo serviço, elogiou a liturgia os enfeites que circundavam o altar e ressaltou a importância de cada membro que fez parte e que hoje não estão mais entre nós e dos que continuam no serviço pastoral. “Muito obrigado a todos vocês que enfrentaram os desafios, passamos muitas dificuldades nesta paróquia, mas Deus esteve conosco e fomos fortes”, disse ele.
Com muita alegria, toda a assembleia entoou em uma só voz os parabéns pelos 50 anos de existência da paróquia. Após a benção, foram distribuídos os pães de Santo Antônio e fatias de bolo embaladas para todos.
A missa foi transmitida ao vivo pela Rádio Rio Mar FM 103,5 e Facebook da Rádio.