Solenidade de Corpus Christi é realizada na Catedral com número restrito de fieis

Nessa quinta – feira, 3 de junho, a igreja católica celebrou a Solenidade de Corpus Christi , (expressão latina que significa Corpo de Cristo, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade). A celebração aconteceu às 17h na Catedral Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarros; pelo pároco da Catedral, Pe. Hudson Ribeiro e padres convidados.

A solenidade do Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes da nossa igreja católica e que costuma reunir milhares fiéis em procissão pelas ruas do centro da cidade, mas devido a pandemia da Covid – 19, foi mais uma vez realizada de forma diferenciada. Seguindo as orientações da arquidiocese de Manaus, as celebrações aconteceram nas paróquias e áreas missionárias, com o pároco conduzindo o Santíssimo pelas ruas próximas da igreja, pedindo para que Deus abençoe cada fiel que acompanha de suas casas.

Já na Catedral, a celebração foi marcada pela participação de agentes pastorais, movimentos e organismos, além dos fiéis. Todos seguiram o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Apenas 30% da capacidade total da igreja foi ocupada, respeitando as medidas restritivas. Em sua homilia, Dom Leonardo destacou a presença de Cristo Eucaristia em todos os momentos da nossa vida.

Durante o ofertório foram trazidas algumas placas contendo mensagens sobre a atualidade que estamos enfrentando, como: a cheia dos rios, a falta de cuidado com o meio ambiente e os povos indígenas, questões ambientais, pelos que passam fome, desempregados, doentes, pelos que sofrem as enchentes, pela vida das Comunidades e Paróquias e Áreas Missionárias.

Após a missa, Dom Leonardo, Dom Tadeu, Pe. Hudson e os demais presbíteros conduziram o ostensório ao redor de toda a catedral, inclusive por cima das plataformas feitas para a população transitar nesta área da cidade devido a cheia. No decorrer do percurso, foram mencionados mais uma vez as questões vividas hoje, citadas durante o ofertório.

Por fim, a procissão retornou para a catedral, e os fieis já aguardavam o arcebispo para adorar o Santíssimo Sacramento na área externa da igreja.  Todos os fiéis puderam acompanhar ao vivo pela TV e Rádio Encontro das Águas, Rádio Rio Mar FM 103,5, Rádio Castanho FM 103,3 e redes sociais da Rádio Rio Mar.

Texto e fotos: Rafaella Moura e Érico Pena