Arquidiocese de Manaus

Missa com bispos do Regional Norte 1 celebra a Instituição do Leitorato e admissão às Ordens Sacras de seminaristas do Seminário São José

Os bispos do Regional Norte 1 (AM/RR) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concluíram na manhã desta última quinta-feira (20/05), o último dia do encontro presencial no Seminário Arquidiocesano São José de forma especial, dando as bênçãos e admitindo às Ordens Sacras a onze seminaristas da Arquidiocese de Manaus, sendo que um deles, Odinei Viana Meireles, indígena do povo tucano, da diocese de São Gabriel da Cachoeira, recebeu o Ministério do Leitorato.

A celebração foi presidida pelo Presidente do Regional Norte 1, Dom Edson Damian, da Diocese de São Gabriel da Cachoeira. Em sua homilia, Dom Edson refletiu sobre a vocação, afirmando que “a iniciativa de toda vocação é de Deus”, Ele nos chama gratuitamente e espera de nós a acolhida generosa do seu chamado. O presidente do regional enfatizou ainda que, diante do chamado de Jesus, “os discípulos imediatamente deixaram tudo e seguiram Jesus”.

A todos os seminaristas que se formam no Seminário São José de Manaus, Dom Edson fazia-lhes o convite a serem “testemunhas do Crucificado Ressuscitado no coração da Amazônia para fazer realidade os sonhos do Papa Francisco”. Segundo ele,  “a Amazônia vive um tempo grandioso, um kairós”, e por isso chamava os seminaristas a “entrar nos novos caminhos delineados pelo Sínodo para continuar a missão na Amazônia”.

Na missa foi lida a carta aberta que os bispos da Amazônia, reunidos virtualmente nos dias 18 e 19 de maio, escreveram ao Povo de Deus, que Dom Edson convidava aos seminaristas a ler e meditar. Ao final, Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, parabenizou e agradeceu pelo sim dos seminaristas que receberam a admissão às ordens sacras e o ministério do leitorato. Dom Leonardo também agradeceu ao reitor, Pe. Zenildo Lima e aos formadores do Seminário pelo seu trabalho junto à instituição que tem a missão de formar os novos sacerdotes da Amazônia.

Informações e fotos: Site CNBB Regional Norte 1

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *