“Olho D’água” – Exposição mostra os retratos sobre o acesso aos cuidados da vida amazônica

A exposição “Olho D’água”, marca o encerramento da primeira fase do projeto “Ajuri, Pela Vida na Amazônia”, realizado pela Cáritas Brasileira e Cáritas Brasileira Articulação Norte I, em parceria com a Catholic Relief Services (CRS),com apoio da Agência  dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID). O Ajuri tem o objetivo de reduzir riscos de infecção por Covid-19 em comunidades mais vulneráveis de 11 municípios amazônidas (Coari, Tefé, Maraã, Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Uarini, Parintins, Itacoatiara, Silves e Itapiranga), 2 Dioceses (Coari e Parintins) e 2 Prelazias (Tefé e Itacoatiara), através da orientação popular para promoção de higiene, distribuição de kits de higiene e prevenção e implementação de tecnologias sociais de acesso à água. 

A primeira mostra aconteceu na Comunidade do Laranjal, em Coari; a segunda na Aldeia Mapi, em Tefé; a terceira na Vila Amazônia e no centro de Parintins; a quarta na Comunidade Sagrado Coração de Jesus Lago de Cerpa e no centro de Itacoatiara. A quinta e última mostra será realizada no dia 20/05 no centro de Manaus, com transmissão ao vivo no Youtube da Cáritas. Na ocasião, também será lançada uma exposição virtual que ficará disponível para visualização nas redes sociais. A exposição tem como público alvo os povos ribeirinhos que moram nas comunidades selecionadas para as mostras no interior do estado e, na capital, passantes do centro urbano e moradores das casas e prédios circunvizinhos.

Mais sobre o projeto

 Em meio às dificuldades que a pandemia do novo coronavírus impôs ao norte, região que mais apresentou casos e viveu o epicentro da andemia no país em 2020, a vida continua pulsante nos rostos das populações que vivem e resistem na Amazônia. Como forma de ilustrar as imagens de esperança dessas comunidades, realçando a beleza e as potencialidades dos povos tradicionais, a Exposição “Olho D’água”, é realizada entre os dias 03 e 20 de maio, com cinco mostras em quatro municípios do Amazonas, feitas a partir de projeções por videomapping. A exposição conta o percurso do projeto Ajuri, Pela Vida na Amazônia da Cáritas Brasileira, para possibilitar o acesso ao cuidado durante a pandemia. 

As fotografias têm enfoque na face, mesclando sua imagem com recortes (colagens) de outras fotografias intimistas do contexto amazônico, observando os saberes e fazeres das comunidades ribeirinhas, remetendo a ideia de simbiose entre os(as) ribeirinhos(as), com a natureza e os elementos do cotidiano. A água e o acesso desse bem é o elemento principal, por isso, “Olho D’água” foi escolhido para nomear a exposição virtual. Acompanhe nas redes sociais da Cáritas Brasileira e saiba mais: https://bit.ly/3oquqfH

Mais informações sobre a exposição e o Projeto Ajuri:

Patrícia Cabral – Assessora de Comunicação Cáritas Brasileira- Articulação Norte I (patricia.cabral@caritas.org.br| (92) 99424-2089)

Rodolfo Santana – Assessor Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira (rodolfo@caritas.org.br| (88) 99682-3642) 

 

Fonte: http://caritas.org.br

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários