Arquidiocese celebra o dia da Ascensão do Senhor e o 55º Dia Mundial da Comunicações Sociais

Na manhã deste domingo (16/5), dia em que se celebra a Ascensão do Senhor e o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus, estiveram reunidos na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição para celebrar esta data com missa presidida pelo Arcebispo Dom Leonardo Steiner, e concelebrada pelo pároco padre Hudson Ribeiro, Pe. José Benedito (padre Bené) e Pe. Luis Modino. Esse ano, a mensagem que o Papa Francisco  escreveu para este dia, renova o chamado de cada comunicador  “Vem e verás (Jo 1, 46)”, com o tema: “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Durante a celebração, Dom Leonardo enfatizou a importância da Pascom e seu papel no uso dos meios de comunicação em prol da evangelização, especialmente neste tempo de pandemia, onde os meios de comunicação, são os principais veículos de informação, seja pela TV, Rádio, Internet e outros. em que tanto tem ajudado a fazer presente a caminhada da Igreja na vida do povo. O modelo de comunicador, segundo Dom Leonardo, está no próprio Jesus, incentivando “a todas as pessoas que servem nos meios de comunicação a serem sempre um sinal de esperança, uma palavra de esperança, uma palavra de comunhão, uma palavra de amor”.

E, de acordo com Adriana Ribeiro, coordenadora da Pascom Arquidiocesana, para ajudar na reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco, a Arquidiocese de Manaus estará realizando a 5° Jornada de Comunicação, com várias atividades incluídas na sua programação, entre elas a Roda de Conversa no dia 19 de junho, com os agentes da Pascom e, no dia 17 de julho, a LIVE de encerramento da Jornada e a premiação da Gincana, que este ano conta com 5 equipes inscritas:

1. Equipe Aparecida News / Santuário Aparecida
  2. Equipe AMPN em missão / Área Missionária Ponta Negra
  3. Equipe Comunicação Aparecida Figueiredo / Paróquia N. Sra. Aparecida (Presidente Figueiredo)
  4. Equipe Mãe do Belo Amor / Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro (Educandos)
  5. Equipe Vinde Espírito / Paróquia Divino Espírito Santo

Durante a gincana as equipes terão várias tarefas pra cumprir, como por exemplo a produção de um vídeo direcionado a alguns profissionais da imprensa local sobre a mensagem do Papa Francisco para o 55 DMCS:

Jornalista Wilson Reis – presidente Sindicato dos Jornalistas / Equipe Aparecida News.

Jornalista Kelly Abreu – TV BAND Amazonas / Equipe AMPN em missão.

Jornalista Beatriz Silveira – Rádio Band News FM / Equipe Comunicação Aparecida Figueiredo.

Jornalista Jeyse Xavier – TV NORTE / Equipe Mãe do Belo Amor.

Jornalista Neuton Correa – Portal BNC Amazonas / Equipe Vinde Espírito.

Que a unidade nos fortaleça!

Texto colaboração: Adriana Ribeiro e Pe. Luis Modino

Fotos: Érico Pena