Arquidiocese de Manaus inaugura Centro de Acolhida do Povo da Rua – Dom Sergio Eduardo Castriani

A inauguração do Centro de Acolhida do Povo da Rua – Dom Sergio Eduardo Castriani aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 14 de maio na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde funcionará o espaço. O local leva o nome do Arcebispo Emérito de Manaus Dom Sergio Eduardo Castriani, uma singela homenagem a ele que foi precursor da Pastoral do Povo da Rua na Arquidiocese de Manaus.

Durante a cerimônia foi descerrada a placa da casa pela senhora Marisa Ferreira, catadora de material reciclável da Praça dos Remédios e por Dom Leonardo Steiner, nela continha uma imagem do Arcebispo Emérito e o seu nome. Após esse momento houve o corte da fita que dá acesso a entrada, sendo assim inaugurado o espaço. Na ocasião foi realizado o rito de benção, onde Dom Leonardo aspergiu todo o espaço com água benta. Em procissão, os religiosos e religiosas, padres, agentes pastorais, pessoas em situação de rua e a imprensa foram adentrando o lugar.

O arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, a catadora Sra. Marisa Ferreira o idealizador da lavanderia destinada as pessoas em situação de rua, Sr.  Aldenir Vieira, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Alzira Costa, a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua, Cássia Silva e o Pároco da Catedral de Manaus Padre Hudson Ribeiro, compuseram uma mesa e cada um tomou a palavra. Agradecimentos e emoção tomaram conta do momento. A catadora de recicláveis, Sra. Marisa, destacou o acolhimento da pastoral junto às pessoas em vulnerabilidade, principalmente na escuta dessas pessoas.

Dom Leonardo fez um agradecimento especial ao Papa Francisco, que destinou verba para ajudar na reforma centro, além de agentes pastorais e voluntários que trabalharam no projeto. Neste espaço de acolhida, além do atendimento social, funcionará uma cozinha para o preparo de refeições, banheiro com 6 chuveiros, lavanderia e armários. Todos esses serviços serão exclusivamente destinados à população em situação de rua do centro de Manaus.

Fotos: Érico Pena