Arquidiocese de Manaus

Bispos da Amazônia pedem a retirada de tramitação do PL da Grilagem

Na última semana, Bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima uniram-se aos bispos da Amazônia e desenvolveram uma carta ao senado pedindo a retirada do PL da Grilagem, Projeto de lei 510/2021,  que permite a alteração de regras de regularização fundiária em terras da União, popularmente chamado de Legalização da Grilagem de Terra.

O Projeto de Lei favorece a aprovação de uma lei contrária aos projeto de cuidado com o meio ambiente. O  bispo da Diocese de Roraima e 2º vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Dom Mário Antônio da Silva, afirma que o projeto é uma afronta a sociedade.

 

 

No dia 4 de maio de 2020 foi divulgada um nota intitulada: Nota dos Bispos da Amazônia Brasileira sobre a situação dos Povos da Floresta em tempos de pandemia da covid – 19. Um dos assuntos tratados na carta foi a MP nº 910/2019 que rejeitava a medida provisória que propõe uma nova regularização fundiária  no Brasil, pois ela elimina a reforma agrária a regularização dos territórios dos povos originários e  tradicionais, favorece a grilagem de terras, o desmatamento e os empreendimentos predatórios.

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros recorda que a nota enviada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na última terça feira, 4 de maio, tem grande semelhança com a medida provisória n° 910/2019.

Florestas públicas invadidas e desmatadas a qualquer momento, tem grandes consequências no ponto de vista fundiário, social e ambiental, desta o Arcebispo Metropolitano de Manaus , Dom Leonardo Steiner.

O Deputado Federal, José Ricardo do PT, ressalta a importância da carta feita pelos bispos da Amazônia.

 A nota pública assinada por mais de 60 bispos da região está disponível na íntegra no site repam.org.br.

 

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 

 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *