Arquidiocese de Manaus

Paróquia Santa Teresinha celebra um ano de saudade de Pe. Cairo Gama

A Paróquia Santa Teresinha, localizada na rua 09 n° 155-B, Alvorada 2, celebrou na noite desta terça-feira (04/05), a missa de um ano de falecimento de Pe. Cairo Gama, antigo pároco que veio a óbito em virtude de complicações causadas pelo Covid-19. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Kleython Cabral, contando com a presença dos amigos padres Marco Antônio (Pe. Marquinhos), da paroquia N. Sra. Aparecida, no município de Presidente Figueiredo e Cândido Cocaveli, pároco da Área Missionária N. Sra. Aparecida, em Cacau Pirêra, distrito do município de Iranduba.

A celebração começou às 19h, com a igreja contando com a participação dos familiares do Pe. Cairo e, além paroquianos de Santa Teresinha, também estiveram presentes, representantes da paróquia de Santa Luzia da Matinha e Área Missionária São Lucas, na qual Pe.  Cairo atuou como pároco. Após a proclamação do evangelho realizada pelo diácono Luis Di Paula, Pe. Kleython pediu emocionado para que Pe. Candido fizesse a homilia. Em sua fala padre Cândido trouxe a leitura do evangelho para os dias atuais, fazendo também um paralelo com a caminhada religiosa de Pe. Cairo, desde os tempos de seminarista, até seus últimos dias de vida, onde uma das suas características principais sempre foi o bom humor e a simpatia com o próximo.

Depois, o rito seguiu normalmente e, não tinha como esconder o clima de emoção e nostalgia que estava estampada em todos aqueles que estavam presentes e certamente também, em aqueles que acompanharam ao vivo a transmissão da santa missa pelas redes sociais da paróquia e iam deixando suas homenagens em forma de mensagens. Após a comunhão, foi exibido no telão um vídeo com a compilação de algumas mensagens que amigos, padres, coordenadores de pastoral e finalizou o momento com o hino de Santa Teresinha e com Pe. Kleython dizendo algumas palavras de agradecimento ao amigo padre e gratidão a Deus.  

Breve histórico

Pe. Cairo nasceu em Parintins, recebeu formação presbiteral no Seminário São José e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 5 de agosto de 2012 por Dom Luiz Soares Vieira. Atuou na Área Missionária São Lucas, na Paróquia Santa Luzia, na Paróquia Sagrado Coração e, desde o dia 23 de outubro de 2018, era pároco da Paróquia Santa Teresinha. Em fevereiro de 2019, começou acompanhar a Associação Católica Amigos do Cruzeiro, um lugar de oração pelas vítimas da violência que possuía duas salas para velório, no bairro Cidade Nova. Também foi diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora e fazia parte da coordenação da Pastoral Presbiteral no Regional Norte 1 – AM/RR.

Fotos colaboração: Ana Flávia Moreira



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *