Pe. Odésio Magno é empossado como novo padre da Área Missionária Tarumã

A Área Missionária Tarumã (AMT), localizada no setor Padre Ruggero Ruvoletto – Região Episcopal N. Sra. Aparecida, esteve em festa na noite deste domingo (02/05), para receber seu novo pároco, Pe. Odésio Magno da Silva, Missionário Sacramentino de Nossa Senhora (SDN). A celebração foi realizada na igreja da Comunidade São Pedro, presidida pelo bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, concelebrada pelos padres sacramentinos Welton Oliveira, Agnaldo Gomes e Sebastião Batista, contando ainda com a participação das Irmãs de Santa Teresinha e alguns agentes de pastoral, representando todos as comunidades que fazem parte da AMT.

Após o rito da procissão de entrada, o bispo fez a acolhida do novo padre e saudou a todos os presentes com muita alegria. Depois Pe. Agnaldo realizou a leitura da Provisão, documento do Arcebispo que da autoridade e acolhe o novo pároco. Em seguida realizou-se a entrega das chaves da igreja, o primeiro dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão. Com o recebimento das chaves da igreja, o novo pároco assume diante do bispo e da assembleia, o compromisso de cuidar do povo de Deus e do templo material, desempenhando com verdadeira caridade e continua alegria, a sua vocação, procurando em tudo agradar a Cristo, o bom Pastor.

Durante a homilia, o bispo comentou sobre o retorno do Pe. Odésio que retorna à arquidiocese de Manaus após 14 anos, pois o mesmo fez uma experiência como seminarista na gesta de Dom Luiz Soares. “A exemplo do Bom Pastor, Pe. Odésio retorna com a missão de ser uma presença consoladora e samaritana a esse povo de Deus dessa parte da cidade, onde tudo que existe foi construído com muito suor e com a ajuda dos padres missionários sacramentinos que estão por aqui desde a fundação desta área missionária”, disse Dom José.

Depois o bispo auxiliar comentou sobre a leitura do evangelho, onde Jesus afirma ser a videira verdadeira e como os párocos são o rosto amoroso de Cristo e por isso deve ser bem acolhido, assim como foram todos os padres que passaram pela AMT. “Aqui percebemos que a Igreja é rica em serviços e ministérios marcados por tantas dificuldades e desafios, também conseguiram muitas conquistas caminhando juntos, cuidando bem dos nossos padres e feiras que assim vão exercer bem a sua missão junto com a liderança pastoral e assim possamos resolver todos os problemas que possam aparecer, pois a partir de hoje uma nova história esta sendo escrita na AMT”, comentou.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogando pelo bispo diante do público, após esse momento, conforme determina a disciplina da Igreja, o Pe. Odésio realizou a profissão de fé, antes de iniciar seus trabalhos como pároco. Após esse momento foi realizada a entrega da cadeira presidencial; assim também como da chave do sacrário, onde o novo pároco ao recebê-las dirigiu-se até o sacrário para fazer uma breve oração. O momento finalizou com Pe. Odésio recebendo a estola, instrumento para o perdão dos pecados.

Antes de finalizar a celebração, o novo pároco fez questão de agradecer a todos que estavam presentes e também aqueles que acompanharam por meio das redes sociais, seja no Brasil ou fora do país por onde ele já realizou sua missão. Pe. Odésio com muita simpatia e humildade, lembrou da importância de se trabalhar em união, como irmãos. “Sozinho não fazemos nada, mas juntos fazemos muitas coisas. Conto com o apoio, orientação e conselho de todos da comunidade”. Antes da benção final, foi lida a Ata de Posse tornando o padre oficialmente empossado.

Breve histórico

Padre Odésio Magno da Silva, SDN, natural de Durandé-MG, nasceu aos 04 de Setembro do ano de 1980, filho de Antônio Gerônimo da Silva e de Francisca das Dores da Silva (In Memória). Iniciou sua caminhada vocacional no Seminário Apostólico em Manhumirim-MG no ano de 2002. Cursou os estudos acadêmicos de Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino e cursou a Teologia na Faculdade dos Jesuítas. Foi ordenado Sacerdote no dia 21 de Julho do ano de 2012 na Paróquia São Sebastião, cidade de Durandé-MG, Diocese de Caratinga-MG, pela imposição das mãos de Dom Antônio Afonso de Miranda, SDN (Bispo Emérito de Taubaté-SP). Pe. Odésio escolheu como lema: “O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” (Sl 22).

Trajetória do Padre Odésio:

– 2012-2014: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, cidade de Nova Canaã do Norte-MT – Diocese de Sinop-MT;

2014-2019: Paróquia Santo Antônio de Cavungo, Município de Alto Zambese, Diocese de Lwena, Angola – África (2014-2019).

– Novembro a Janeiro/2020: Paróquia Bom Pastor, cidade de Manhuaçu-MG – Diocese de Caratinga-MG.

Janeiro a Fevereiro/2021: Paróquia São Lourenço, cidade de Manhuaçu-MG, Diocese de Caratinga-MG.

Mais informações em breve

Fotos colaboração: Daniele Silva e Michel Regis