Arquidiocese de Manaus

Pe. Rafael Moura toma posse como novo pároco da paróquia N. Sra. da Glória

O Arcebispo Dom Leonardo Steiner, deu posse na noite deste sábado (17/4) ao Pe. Rafael Moura de Oliveira (SAC), congregação Palotino, como novo pároco da paróquia Nossa Senhora da Glória, pertencente ao Setor Avenida Brasil. A celebração teve início às 18h e foi concelebrada pelo vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, Monsenhor Sabino Andrade; pelo superior da congregação dos Palotinos, Pe. Estevão Lewandowski; e pelo Pe. José Luiz.

“Estamos num momento muito importante, pois hoje assume o serviço como pároco o Pe. Rafael para exercer essa tarefa de mostrar Jesus no meio de nós e nós queremos dar as boas vindas a ele neste terceiro domingo da páscoa”, disse Dom Leonardo ao fazer a acolhida. O rito continuou com Monsenhor Sabino fazendo a leitura da provisão da posse e na sequência, Dom Leonardo convidou Pe. Rafael a realizar a profissão de fé aos pés do altar seguido do juramento de fidelidade.

Durante a homilia, Dom Leonardo ressaltou a importância do pároco e seu papel diante da comunidade que também tem que zelar pelo seu padre. “Recebemos o Pe. Rafael, que era vigário paroquial em Novo Airão e hoje assume como pároco, que é aquele que anima e ensina a comunidade, não apenas coordena e sim conduz as pessoas cada vez mais na vida de Cristo. O pároco sabe que ele precisa ouvir muito a comunidade, mas a comunidade também precisa participar do ministério do pároco, ajudando nas celebrações e cuidando do padre, que aceitou o envio”, disse o arcebispo.

Após a homilia, Pe. Rafael realizou a renovação das promessas sacerdotais diante do altar e na sequência Dom Leonardo fez a entrega de alguns instrumentos que vão auxiliar o novo pároco durante o seu ministério, como: a chave do sacrário, para cuida com zelo do pão descido do céu; os símbolos do batismo, para revestir a todos e fazer solícitos discípulos missionários; a estola, como instrumento de confissão para oferecer a misericórdia e o perdão dos pecados. “Declaro assim empossado o novo pároco, muito obrigado Pe. Rafael por estar conosco aqui na Arquidiocese e agora ajudar essa nossa comunidade a viver cada vez mais a Jesus e o seu evangelho”, disse Dom Leonardo.

Antes da benção final o novo pároco proferiu algumas palavras de agradecimento e também sobre a importância de não ser apenas uma comunidade paroquial e sim uma família e encerrou seus agradecimentos oferecendo um singelo presente ao arcebispo. Logo depois, Pe. Estevão disse algumas palavras e pediu para que a comunidade e a arquidiocese cuidem e zelem pelos padres palotinos que se fazem presente desde a década de 70 aqui na região amazônica e finalizou realizando a leitura da Ata de Posse seguida da assinatura do documento de posse pelo novo pároco e demais presbíteros presentes.

Sobre o novo pároco

Nascido no dia 05 de Abril de 1984, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Filho de José Roberto de Oliveira e Layde Moura de Oliveira. Foi ordenado padre no dia 02 de Setembro de 2018 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Trabalhou ajudando em algumas Paróquias: Santa Rita, Nossa Senhora dos Navegantes, São Benedito (RJ), Santo Ângelo (Novo Airão – Manaus), e agora pela primeira vez vai assumir uma Paróquia, Seu lema sacerdotal: “ O BOM PASTOR DÁ SUA VIDA PELAS OVELHAS” (Jo 10, 11b).

Informações colaboração: Rozi Nascimento

Fotos colaboração: Pascom N. Sra. da Glória e Rozi Nascimento



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *