Arquidiocese de Manaus

2ª Assembleia Nacional dos COMISEs define novo plano trienal e elege a nova comissão nacional

Iniciou nesta sexta-feira, (16/4), a 2ª Assembleia Nacional de coordenadores regionais dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), que é organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. O encontro aconteceu de forma virtual, encerrando no domingo (18). Além de ser um espaço para avaliar a caminhada realizada até então, a Assembleia também tem como objetivo definir o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs 2021-2023. Participam do encontro seminaristas que representam os 18 regionais da CNBB.

A abertura oficial da 2ª Assembleia contou com a presença do presidente da Comissão Missionária da CNBB, Dom Odelir José Magri MCCJ, o diretor das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Maurício Jardim, o presidente da OSIB nacional, Pe. Jerônimo Batista de Araújo, o assessor da Comissão Missionária da CNBB, Pe. Daniel Luz Rocchetti, o secretário da Pontifícia União Missionária, Pe. Antônio Niemiec, e o coordenador do COMISE nacional, Diác. Lucas Tadeu da Silva.

Pe. Antônio Niemiec lembrou que a Assembleia é um momento de graça, sendo um espaço importante para celebrar a caminhada formativa missionária dos seminaristas do Brasil. “Seus representantes estarão presentes neste evento para avaliar a caminhada dos Conselhos Missionários de Seminaristas nos últimos três anos. Além disso, estaremos também projetando esta caminhada missionária para os próximos três anos através da construção do Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs. É uma caminhada feita em comunhão e de forma sinodal com outros organismos que existem na Igreja. Por isso, pedimos que todos possam nos apoiar e rezar para que esse evento missionário traga uma renovação e fortalecimento do espírito missionário no meio de todos os seminaristas”, destacou.

Durante a abertura do segundo dia de encontro, foram apresentados os seminaristas que formarão a nova comissão nacional dos COMISEs, constituída pelo coordenador, vice-coordenador, dois secretários, três assessores de comunicação e o secretário nacional da Pontifícia União Missionária. O mandato dos membros da comissão é de três anos, sem direito à reeleição para a mesma função.

A nova comissão nacional é formada pelos seminaristas: Ítalo Lima, coordenador (Arquidiocese de Maceió – Nordeste 2), Leonildo Fiumari, vice-coordenador (Oeste 1), Francisco Victor, primeiro secretário (Prelazia de Tefé – Norte 1), Victor Borba, segundo secretário (Arquidiocese de Niterói – Leste 1), Geneilson Bezerra, assessor de comunicação (Arquidiocese de Teresina – Nordeste 4) e Tiago Cembrani, assessor de comunicação (Diocese de Cachoeira do Sil – Sul 3).

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *