Secretário do Regional Norte 1 destaca caminho traçado pela Rede Eclesial Pan – Amazônica

O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Pós Sinodal Querida Amazônia, afirma que a igreja deve ser comprometida na luta pelo direito dos povos, pelo cuidado com a criação, pela manutenção das culturas e pela defesa da vida.

A Rede Eclesial Pan – Amazônica –REPAM se propõe a escutar, acompanhar, apoiar, animar, formar, servir, estimular, comunicar e unir as forças para responder aos grandes desafios socioambientais.

É um organismo que aposta no protagonismo dos povos amazônicos na defesa e cuidado da casa comum através de um serviço de interconexão e articulação de ações.

Segundo o Secretário do Regional Norte 1, Amazonas e Roraima, Diácono Francisco Lima, a REPAM tem traçado o seu caminho em busca da ecologia integral.

A destruição da floresta amazônica voltou a aumentar durante a atual gestão.

No dia 29 de março a Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM), e o banco alemão da Igreja Católica, e a Caritas (BKC), que lideram um grupo internacional de aproximadamente 100 instituições católicas de 18 países, enviaram uma carta apelando um maior diálogo do Governo Brasileiro para a proteção da Amazônia e os dos indígenas que ali vivem.

De acordo com Francisco, a REPAM tem sido um instrumento de visibilidade para os povos da Amazônia.

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar