Pastoral da Juventude Arquidiocesana destaca participação na Campanha da Fraternidade 2021

A cada cinco anos a Campanha da Fraternidade acontece de forma ecumênica.

A luz do tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, a CFE é organizada por representantes das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC): Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana (através da CNBB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, e a Igreja Betesda de São Paulo, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular.

A arte escolhida para este ano foi confeccionada pela agência Ateliê 15. O cartaz apresenta um caminho de diálogo e o apelo de Cristo pela unidade.

Comunidades, paróquias e áreas missionárias por meios de suas pastorais, grupos e movimentos, tem trabalhado a Campanha da Fraternidade nas rodas de conversas, assembleias anuais, dentre outras programações.

Segundo o Secretário Regional da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus, Felipe Fialho, o tema tem sido trabalhado de forma online e com uma linguagem bem juvenil, uma maneira de estarem em comunhão mesmo estando cada um em sua casa, vivendo essa modalidade devido a pandemia.

Fialho ressalta que a experiência dolorosa da pandemia nos leva a refletir o tema da Campanha, em Cristo somos um, cada um do seu lar, mas ainda em comunhão.

A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude que ocorre este ano, está sendo trabalhada a cerca do tema da CFE. Segundo Felipe, a assembleia tem a participação de outras entidades e expressões juvenis.

Ouça a matéria completa:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar